Planejamento Estratégico apoiado por software: pesquisa-ação em uma Instituição Federal de Ensino Superior

Conteúdo do artigo principal

Vinicius Sobreira Braga
http://orcid.org/0000-0001-6646-472X
Marcos Fernando Machado de Medeiros
http://orcid.org/0000-0002-7410-9290
Isabela Machado Papalardo Landfeldt
http://orcid.org/0000-0002-1172-5491
Maria Tereza Tomé de Godoy
http://orcid.org/0000-0003-0679-502X

Resumo

Objetivo: Este artigo discorre sobre o uso de um software parametrizado especificamente para atividades de gestão estratégica em um órgão de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), desde a fase de planejamento até o monitoramento da execução. O objetivo do trabalho é descrever o processo de aplicação do planejamento estratégico com uso do software no setor escolhido, destacando os pontos fortes e fracos identificados e propondo melhorias para o planejamento e também futuras aplicações do planejamento estratégico em outras instâncias da IFES e demais organizações que venham adotá-lo.

Design/Metodologia/Abordagem: Optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, empregando uma abordagem qualitativa de pesquisa.

Resultados: Os resultados evidenciaram que o uso do software GEPLANES foi decisivo tanto na construção do planejamento quanto no monitoramento do mesmo, influenciando nas etapas de construção do planejamento, evitando retrabalhos e viabilizando o monitoramento do planejamento.

Limitações da pesquisa: A pesquisa se limitou a um estudo de caso em um setor de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Originalidade/valor: O estudo sugere que uma futura aplicação, é a adoção destes objetivos, indicadores e metas pelos demais setores da instituição. Também se acredita que seja possível a adoção do plano deste estudo pelas demais IFES, multiplicando os benefícios descritos a outras instituições com características semelhantes.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinicius Sobreira Braga, Administrador na Universidade Federal de Goiás – UFG SINFO/UFRN - Residência em Gestão de Tecnologia da Informação - Lato Sensu

Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especializações em Tecnologias para a Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Goiás e Gestão de Tecnologias da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. MBA Profissional em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento. Atualmente é Administrador da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, gestão pública, modelagem de processos de negócio, gerenciamento de processos de negócio e metodologias ágeis.

Marcos Fernando Machado de Medeiros, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas (DEPAD)

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor adjunto i da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, governança de ti, computação em nuvem.

Isabela Machado Papalardo Landfeldt, Assistente de Administração na Universidade Federal de Goiás (UFG) - FACE/UFG - Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Goiás e atua como Assistente de Administração na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas na área de gestão por competências e planejamento estratégico no setor público.

Maria Tereza Tomé de Godoy, Administradora na Universidade Federal de Goiás – (UFG) - PUC/GO - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Doutorado

Doutoranda em Psicologia. Linha: Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (2015). Mestre em Administração, linha: Gestão Estratégica das Organizações (2012). Especialista em Administração Pública com ênfase em Gestão de Pessoas no Setor Público (2008). Graduada em Administração de Empresas (2003). Atua em estudos sobre  Gestão estratégica, Gestão de pessoas, Gestão por competência, Engajamento, Motivação humana em organizações públicas e privadas.  Atualmente é servidora da Universidade Federal de Goiás, Lotada na Pró-reitoria de  desenvolvimento institucional e recursos humanos (Prodirh/UFG), cargo Administradora