Desenvolvimento de inovação tecnológica no setor produtivo no contexto da epistemologia do conhecimento tecnológico e as estruturas de ensino

Conteúdo do artigo principal

Miguel A. Chincaro Bernuy
http://orcid.org/0000-0003-0421-4906
Ubirajara F. Moreno
José A. Peres Angotti
Marcelo G. Gomes Ferreira
Fernando A. Forcellini

Resumo

Objetivo: Desenvolver uma categorização de complexidade do Conhecimento Tecnológico, CT, para o setor produtivo.

Metodologia: Caracterização do desenvolvimento tecnológico em função do contexto histórico, a sua complexidade, interdisciplinaridade, bases de conhecimento e aspectos reguladores do ensino. A categorização da complexidade do CT no setor produtivo baseou-se em centenas de atividades de orientação de trabalhos, entre 1990 e 2012, com empresas de diferentes portes (micro, mini, médias e grandes indústrias de transformação) na área de automação com estudantes de graduação e pós graduação de engenharia, incluindo também nesse grupo os tecnólogos e os técnicos.

Resultados: Uma análise das estruturas que potencializam a formação tecnológica em algumas indústrias, apresentando uma visão da epistemologia da tecnologia no setor produtivo no desenvolvimento de inovação tecnológica. Uma classificação do conhecimento tecnológico em fases correspondentes a categorias de complexidade para o setor produtivo. Uma análise dos caminhos que o CT pode percorrer, considerando os contextos da formação de professores, produção de inovação e a educação tecnológica.

Limitações da pesquisa: As empresas analisadas se concentraram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e em maior número na região metropolitana de Belo Horizonte e no norte do Paraná.

Implicações práticas: Buscou-se discutir alguns aspectos históricos que contribuem para a compreensão dos mecanismos de formação dos saberes da tecnologia.

Implicações sociais: Contribuir com a discussão de uma questão filosófica bastante recorrente: como se constrói o CT e como este conhecimento pode promover a inovação.

Originalidade/valor: Apresentar uma categorização de complexidade do CT no setor produtivo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Miguel A. Chincaro Bernuy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Metrologia (determinação de incerteza e automação de sistemas de coleta de dados de instrumentação de padrões de medição), Sistemas Embarcados de uso geral (pequenas automações: eletrodomésticos e trabalhos acadêmicos), Controladores Lógicos Programáveis (construção de dispositivos e programação Ladder), Sistemas de Supervisão (configuração de interfaces com recursos de comunicação OPC, DLL e recursos análise de históricos), Instrumentação Industrial (desenvolvimento de sistemas de medição analógica e digital) e Metodologias de Ensino para Educação Profissional (gestão de laboratórios, reestruturação de matrizes curriculares e avaliação de aprendizagem). Com alunos realizou orientação de diversas monografias de Especialização, Trabalhos de conclusão de curso, Trabalhos de Iniciação Cientifica e Trabalhos de Estágio Obrigatório. Coordenou um programa de capacitação de Eletricista (UFMG). Coordenou dois programas de Qualificação Profissional (polos de Divinópolis-MG e Londrina-PR). Coordenou a reestruturação de Laboratórios de Engenharia Elétrica da UNOPAR. Coordenou o Curso de Engenharia Elétrica da UNOPAR. Atualmente esta realizando o curso de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ubirajara F. Moreno, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil

 Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

José A. Peres Angotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Marcelo G. Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Universidade do Estado de Santa Catarina, Departamento de Design

Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Fernando A. Forcellini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil