Mindful Leadership: Uma década de abordagens identificadas em publicações acadêmicas

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Takeshi Ueno
Cristiano de Almeida Cunha

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é identificar as abordagens sobre Mindful Leadership nas publicações acadêmicas e suas implicações para novas pesquisas.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa segue procedimentos de uma revisão integrativa de literatura para criar uma visão abrangente sobre as abordagens do tema pesquisado.

Resultados: Os resultados obtidos reforçam a visão da Mindfulness como meio de desenvolvimento da Mindful Leadership pelas diversas abordagens identificadas, reforçando a tendência crescente de utilização das práticas meditativas no contexto de negócio das organizações.

Limitações da pesquisa: A pesquisa apresenta limitações cronológicas observadas nos estudos coletados no período entre 2002 e 2012.

Originalidade/valor: A Liderança representa um importante campo de estudo que tem recebido atenção da academia ao investigar suas teorias, definições e aplicações. recentemente o termo Mindful Leadership começa a ser observado nesta área de pesquisa com diversos enfoques e, ao mesmo tempo, em escassas publicações.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre Takeshi Ueno, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Cristiano de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Administração de Empresas

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC