Capacitação corporativa em instituições de ensino superior: Um panorama da aderência à gestão do conhecimento

Conteúdo do artigo principal

Teresinha Back
http://orcid.org/0000-0001-8635-6689
Márcio José Käms Senhorinha
Marco Aurélio de Oliveira
Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina
Eduardo Concepción Batiz

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar a aderência das instituições de ensino a programas de capacitação propostos pela gestão do conhecimento.

Design/Metodologia/Abordagem: Adotou-se como metodologia de trabalho uma pesquisa exploratória, seguida de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário eletrônico.

Resultados: O resultado deste trabalho evidencia que a gestão do conhecimento ainda é incipiente nas áreas administrativas das instituições de ensino, com baixa aderência à programas de capacitação e indicadores insatisfatórios de avaliação de eficácia dos treinamentos aplicados nestas instituições.

Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a um estudo de caso em Instituições de Ensino Superior, na cidade de Joinville – SC.

Originalidade/valor: Um dos fatores da gestão do conhecimento aborda os aspectos comportamentais das organizações, por meio de práticas que possibilitam a captação, retenção e distribuição do conhecimento organizacional. Programas de capacitação corporativa atuam na promoção da transferência do conhecimento organizacional, e devem ser elaborados de forma a aliar as necessidades de treinamento aos objetivos estratégicos da organização. Surge assim a interrogação: como estas práticas da gestão do conhecimento são aplicadas nas áreas administrativas das instituições de ensino superior?

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Teresinha Back, UNISOCIESC - Centro Universitário Sociesc

Departamento de Projetos Acadêmicos da UNISOCIESC