Conquista e sustentação de vantagens competitivas no setor supermercadista de Minas Gerais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Neste trabalho, analisam-se os fatores determinantes para a conquista e sustentação de vantagens competitivas.
Design/Metodologia/Abordagem: Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em quatro organizações do setor supermercadista de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e da análise de conteúdo.
Resultados: Os resultados revelaram que vantagens competitivas decorrem da diferenciação das estratégias utilizadas, e que o sucesso das mesmas depende da utilização de informações privilegiadas sobre as tendências do ambiente competitivo, uma vez que a imitação é uma prática constante no respectivo setor. Constatou-se, ainda, que vantagens competitivas sustentáveis são cada vez mais escassas nesse setor, sendo imprescindível a utilização de recursos e capacidades que não podem ser facilmente imitados pelos concorrentes, como é o caso do conhecimento estratégico resultante de relacionamentos mantidos ao longo do tempo entre gerentes, funcionários, clientes, fornecedores e demais parceiros estratégicos.
Originalidade/valor: O valor deste estudo decorre da análise integrada de quatro fatores determinantes para um melhor entendimento do fenômeno da vantagem competitiva sustentável no contexto de um dos mais importantes setores da economia mineira.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.