Conquista e sustentação de vantagens competitivas no setor supermercadista de Minas Gerais

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Paulo Henrique de Oliveira
Pedro Xavier da Penha

Resumo

Objetivo: Neste trabalho, analisam-se os fatores determinantes para a conquista e sustentação de vantagens competitivas.

Design/Metodologia/Abordagem: Para tanto, foi realizado um estudo descritivo em quatro organizações do setor supermercadista de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e da análise de conteúdo.

Resultados: Os resultados revelaram que vantagens competitivas decorrem da diferenciação das estratégias utilizadas, e que o sucesso das mesmas depende da utilização de informações privilegiadas sobre as tendências do ambiente competitivo, uma vez que a imitação é uma prática constante no respectivo setor. Constatou-se, ainda, que vantagens competitivas sustentáveis são cada vez mais escassas nesse setor, sendo imprescindível a utilização de recursos e capacidades que não podem ser facilmente imitados pelos concorrentes, como é o caso do conhecimento estratégico resultante de relacionamentos mantidos ao longo do tempo entre gerentes, funcionários, clientes, fornecedores e demais parceiros estratégicos.

Originalidade/valor: O valor deste estudo decorre da análise integrada de quatro fatores determinantes para um melhor entendimento do fenômeno da vantagem competitiva sustentável no contexto de um dos mais importantes setores da economia mineira.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD/UFMG) na linha de pesquisa Mercadologia e Administração Estratégica. Mestre em Engenharia de Produção (Competitividade e Estratégias Empresariais) e Administrador também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador do NUME (Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégia de Operações - UFMG) com foco especial nas linhas de pesquisa Novas Tecnologias Gerenciais e Sistemas de Inovação. Tem experiência como professor e chefe de departamento nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Sistemas de Informação. Trabalhou como consultor-pesquisador da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, em parceria com a FUNDEP/UFMG, no projeto SIDS (Sistema Integrado de Defesa Social). Tem artigos e capítulo de livro publicados sobre Arquitetura Organizacional, Tomada de Decisão, Teorias sobre Vantagem Competitiva, Estratégia, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Avalia trabalhos em Congressos, Seminários e Simpósios. Atua como revisor de artigos para as revistas Organização & Sociedade - O&S, Pretexto (FUMEC), Revista de Administração em Diálogo (RAD) e Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios (REEN). Atualmente trabalha como docente do curso de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), desenvolve pesquisas sobre Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento, Inovação e Estratégia Empresarial e presta serviços como avaliador para a SETEC/MEC nos programas ligados ao PRONATEC (FIES e Bolsa-Formação

Pedro Xavier da Penha, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco

Mestre em Administração, Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo

Professor no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Branco