Análise semiótica na comunicação organizacional e processo de construção do conhecimento: aplicação na gestão de marcas

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Elaine Cristina Lopes
http://orcid.org/0000-0003-4104-5646
Maria Carolina Wursthorn Mendes
http://orcid.org/0000-0003-0361-1985

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o processo de gestão de marcas de acordo com os princípios da Semiótica, destacando-se o modelo de Peirce (2005) para análise dos signos. Com base no uso da semiótica para gestão de marcas, argumenta-se que os consumidores sejam capazes de receber uma marca que permita a apropriação de informações que os levem a construir conhecimento e, com isto, tomar decisão de compra.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa utilizou como abordagem metodológica o emprego da proposição teórica com levantamento bibliográfico e discussão teórica.

Resultados: Nos estudos teóricos, foi possível identificar a possibilidade de a teoria Semiótica ser aplicada para reduzir as diferenças entre a identidade de marca comunicada pela organização e a imagem da marca percebida por clientes ou consumidores.

Limitações da pesquisa: Trata-se de uma pesquisa teórica e, portanto, não descreve diretamente um objeto empírico e um processo experimental.

Originalidade/valor: Este artigo é justificado pela relevância da discussão sobre os processos de construção do conhecimento da marca baseado na comunicação empresarial, considerando-se as possibilidades da interpretação semiótica no processo de gestão das marcas.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elaine Cristina Lopes, Departamento de Administração da Universidade Estadual do Paraná Professora do Departamento de Administração Coordenadora do Programa de Pós Graduação lato sensu. Especialização em Gestão Empresarial e Sustentabilidade.

Doutora e Docente do Departamento de Administracao da Universidade Estadual do Parana- UNESPAR

Maria Carolina Wursthorn Mendes, Universidade Estadual do Parana (UNESPAR)

Graduanda em Administração