Análise semiótica na comunicação organizacional e processo de construção do conhecimento: aplicação na gestão de marcas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar o processo de gestão de marcas de acordo com os princípios da Semiótica, destacando-se o modelo de Peirce (2005) para análise dos signos. Com base no uso da semiótica para gestão de marcas, argumenta-se que os consumidores sejam capazes de receber uma marca que permita a apropriação de informações que os levem a construir conhecimento e, com isto, tomar decisão de compra.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa utilizou como abordagem metodológica o emprego da proposição teórica com levantamento bibliográfico e discussão teórica.
Resultados: Nos estudos teóricos, foi possível identificar a possibilidade de a teoria Semiótica ser aplicada para reduzir as diferenças entre a identidade de marca comunicada pela organização e a imagem da marca percebida por clientes ou consumidores.
Limitações da pesquisa: Trata-se de uma pesquisa teórica e, portanto, não descreve diretamente um objeto empírico e um processo experimental.
Originalidade/valor: Este artigo é justificado pela relevância da discussão sobre os processos de construção do conhecimento da marca baseado na comunicação empresarial, considerando-se as possibilidades da interpretação semiótica no processo de gestão das marcas.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.