Difusão de competências baseadas em conhecimento através das redes sociais de uma organização

Conteúdo do artigo principal

Renelson Ribeiro Sampaio
Roberto Luiz Souza Monteiro
Rogério Vital Lacerda

Resumo

Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão interdisciplinar baseada na metáfora de que a empresa pode ser vista como uma espécie (organismo vivo) e o seu processo de adaptação entendido como a capacidade de desenvolvimento de competências estratégicas que a tornem sustentável, a partir do conhecimento gerado em seu ambiente e difundido por meio das redes sociais que são sustentadas pelos indivíduos “mais aptos”.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa utilizou como abordagem metodológica a revisão bibliográfica e o estabelecimento de pontos de convergência entre teoria de formação das competências essenciais, a partir de competências individuais (conhecimentos), e o modelo de criação e difusão de conhecimento nas organizações, de Nonaka e Takeuchi, tendo a Análise de Redes Sociais como elemento utilizado para mapear e mensurar o processo de geração e difusão do conhecimento, em organizações.

Resultados: O resultado é uma compilação de importantes teorias da literatura com a explicitação de contribuições tangíveis para organizações que buscam construir e utilizar adequadamente seus conhecimentos.

Limitações da pesquisa: O estudo restringiu-se à pesquisa teórica, não sendo considerados dados quantitativos e estudo exploratório.

Originalidade/valor: A importância desse trabalho se justifica pela sua perspectiva interdisciplinar, constituindo-se em uma contribuição para a temática e pelo estabelecimento de caminhos que possam ser seguidos por organizações que necessitam compreender e utilizar adequadamente o seu conhecimento para inovar.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renelson Ribeiro Sampaio, Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec

Pós-Doutorado (2010/11), realizado no Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin Madison com o Professor Erik Olin Wright. Doutorado (1986) na área de Economia da Inovação Tecnológica no Science Policy Research Unit - SPRU, University of Sussex, Inglaterra. Mestrado (1979) em History and Social Studies of Science - University of Sussex, Inglaterra. Pós-Graduação (1974-75) em Física-Matemática - UnB, e Bacharelado em Física (1973) - Departamento de Física da UFMG. Atuou na área de planejamento e políticas públicas em ciencia e tecnologia, na Secretaria de Tecnologia Industrial - STI (1981/82), na Assessoria de Planejamento da Presidência do CNPq (1982/85) e no Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT (1985/88). No período 1998 - 2006, quando atuou no Instituto Euvaldo Lodi - IEL/BA, foi responsável pela concepção e desenvolvimento do sistema da RETEC ? Rede de Tecnologia da Bahia. A RETEC é uma rede que integra ofertas e demandas tecnológicas, apoiada pelo IEL Nacional foi implantada em vários estados da federação. Participou também, em 2002, do grupo de trabalho de criação do SBRT ? Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, patrocinado pelo MCT ? Ministério de Ciência e Tecnologia. A RETEC/BA atua integrada no SBRT. Presentemente é Professor Associado e pesquisador na Faculdade SENAI CIMATEC, Salvador/BA, sendo professor permanente no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Industrial, no Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial e no programa de Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Professor Colaborador no Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento ? DMMDC, liderado pela UFBA. Trabalhos de pesquisa nos seguintes temas: Geração e difusão de conhecimento em processos de inovação nas organizações; Modelagem computacional utilizando dinâmica de sistemas para análise de competitividade de aglomerados industriais (Sistemas Locais de Produção).

Roberto Luiz Souza Monteiro, Professor da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC

Roberto Luiz Souza Monteiro possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pela Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC (2012), doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (2012), mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu (2005) e graduação em Licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.

Rogério Vital Lacerda, Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec

Ex-coordenador e professor no curso de Licenciatura em Computação do IFBA Campus Porto Seguro. Doutorando em em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG-MCTI), pela Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPG-MCTI), pela Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC. Especialista em Gestão da Informação e da Comunicação, pela FTE-Faculdade de Tecnologia Empresarial. Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e sua área de interesse em Pesquisa Científica é Gestão do Conhecimento, Engenharia do Conhecimento e Engenharia de Software. Atualmente participa do grupo de pesquisa GPDAC - Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação Computacional. Participa também do grupo de pesquisa Oficina do Saber, sob a orientação do Prof. Dr. Renelson Sampaio na Faculdade SENAI CIMATEC. Ex-Professor do curso de Desenvolvimento de Software na Unijorge, em Salvador-Ba, foi gestor da área de Tecnologia da Informação na SEFAZ-PMS, além de ter trabalhado como gerente de projetos na empresa CPM Braxis CapGemini (antiga Unitech). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em análise, projeto e desenvolvimento de sistemas de informação, além de gerenciamento de projetos.