A Capacidade Absortiva e o conhecimento organizacional na transformação rural: um estudo com cooperados do Rio Grande do Sul
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo foi analisar o compartilhamento do conhecimento e a capacidade absortiva como fatores determinantes na aprendizagem e divulgação de práticas inovadoras em propriedades rurais.
Metodologia A pesquisa foi exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Os sujeitos da pesquisa são os atores presentes em cooperativas do Rio Grande do Sul.
Resultados: Constatou-se que o compartilhamento de conhecimento está relacionado a capacidade absortiva percebida nos produtores e esta foi potencializada pela similaridade, desafios e objetivos. A cooperativa possui um papel de fornecedor de informações e integrados interesses comerciais dos cooperados. Observou-se que a informalidade e encontros casuais facilitam a transferência de conhecimento tácito.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.