Descoberta de Conhecimento em Dados Abertos sobre Acidentes de Trânsito com Ciclistas em Porto Alegre
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este artigo descreve a aplicação da técnica de descoberta de conhecimento em bancos de dados em cima de um conjunto de dados abertos sobre acidentes envolvendo ciclistas em Porto Alegre. O principal objetivo do trabalho é obter informações a partir dos dados que permitam entender as ocorrências. Para tanto, foi escolhido como período de abrangência de acidentes aqueles ocorridos em um período de cinco anos, entre 2011 e 2015.
Design/Metodologia/Abordagem: Esse estudo foi realizado seguindo as etapas do processo de descoberta de conhecimento em bancos de dados, com a utilização de algoritmos de mineração de dados através da ferramenta Weka, bem como de visualização de resultados via dashboards criados na ferramenta Qlik Sense.
Resultados: Com o uso da mineração de dados foi possível analisar as localidades onde a ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas foi maior, utilizando a divisão da cidade de Porto Alegre em regiões. Podendo constatar uma maior incidência de acidentes envolvendo dois ou mais ciclistas na região sul da cidade.
Originalidade/valor: Sua originalidade se justifica ao trazer uma experiência prática do uso de dados abertos sobre acidentes para descoberta de conhecimento sobre acidentes de bicicleta, demonstrando o valor no uso de dados como apoio à tomada de decisões pelo poder público.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.