ELEMENTOS CRÍTICOS PARA UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Conteúdo do artigo principal

Elaine Lucia da Silva
http://orcid.org/0000-0001-5483-9221
Paula Xavier dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-1807-9963

Resumo

Objetivo: Propor elementos críticos para as etapas de um modelo de Gestão do Conhecimento em instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação em Saúde, a partir do contexto da Fundação Oswaldo Cruz, de maneira que ajude a enfrentar novos desafios, melhorar processos, produtos e serviços públicos beneficiando também a sociedade

Design/Metodologia/Abordagem: O método de pesquisa definido para este estudo foi a pesquisa de campo qualitativa. Em relação à sua natureza, a pesquisa é aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para solução de problemas específicos na Fiocruz.

Resultados: A pesquisa trás elementos críticos de um modelo de Gestão de Conhecimento para uma instituição pública brasileira de ciência, tecnologia e inovação em saúde; este estudo apresenta os aspectos prioritários para a implementação na Instituição, como governança, macroprocessos, direcionadores e etapas de implementação de gestão do conhecimento.

Originalidade/valor: A contribuição deste trabalho é a proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento sistematizado e validado pela alta administração, visando a sua aplicação em instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, priorizando as características da Norma ISO 30.401:2018.

 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elaine Lucia da Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Mestra em Política e Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Gestão Pública e Recursos Humanos. Atua como servidora pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) há 18 anos. É responsável pela Sistema de Gestão de Pessoas do Instituto de Controle de Qualidade do Programa de Multiplicadores Internos e de Mentoring e Mapeamento por competências. 

 

Paula Xavier dos Santos, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). Coordenadora de informação e comunicação do Comitê Gestor de Ciência Aberta e o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde do Instituto Nacional de Comunicação e Informação em Saúde (ICICT) da Fiocruz. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos campos da Gestão do Conhecimento e da Ciência Aberta.