ELEMENTOS CRÍTICOS PARA UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Propor elementos críticos para as etapas de um modelo de Gestão do Conhecimento em instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação em Saúde, a partir do contexto da Fundação Oswaldo Cruz, de maneira que ajude a enfrentar novos desafios, melhorar processos, produtos e serviços públicos beneficiando também a sociedade
Design/Metodologia/Abordagem: O método de pesquisa definido para este estudo foi a pesquisa de campo qualitativa. Em relação à sua natureza, a pesquisa é aplicada, pois objetiva gerar conhecimentos para solução de problemas específicos na Fiocruz.
Resultados: A pesquisa trás elementos críticos de um modelo de Gestão de Conhecimento para uma instituição pública brasileira de ciência, tecnologia e inovação em saúde; este estudo apresenta os aspectos prioritários para a implementação na Instituição, como governança, macroprocessos, direcionadores e etapas de implementação de gestão do conhecimento.
Originalidade/valor: A contribuição deste trabalho é a proposição de um modelo de Gestão do Conhecimento sistematizado e validado pela alta administração, visando a sua aplicação em instituições públicas de ciência, tecnologia e inovação em saúde, priorizando as características da Norma ISO 30.401:2018.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.