Desenvolvimento de Modelo de Referência para a Criação de Jogos Remotos Educacionais e sua Aplicação Piloto no Projeto Steamlog

Conteúdo do artigo principal

Thiago Schaedler Uhlmann
http://orcid.org/0000-0003-1498-121X
Henrique Duarte Lima
http://orcid.org/0000-0003-3844-1111
André Luiz Luppi
http://orcid.org/0000-0002-3092-324X
Mateus Isaac Di Domenico
Luciano Antonio Mendes

Resumo

Objetivo: Descrever o estágio corrente do desenvolvimento de um modelo de referência para a combinação desse recurso com a Aprendizagem Baseada em Jogos, na forma de Jogos Remotos.

Design/Metodologia/Abordagem: O modelo para jogos remotos, ainda um work-in-progress, resulta dos progressos havidos a partir de estudos precedentes, absorvendo características de um modelo genérico para weblabs e conceitos relacionados com Design de Jogos. O modelo vale-se de taxonomias de aprendizagem e está estruturado em três macrofases: definição de requisitos, ciclos iterativos de desenvolvimento, integração e conclusão. Como caso de aplicação, tem-se um jogo remoto para uso no ensino de pesquisa operacional e logística em torno do modal ferroviário, onde o desempenho dos estudantes dependerá do domínio de temas como Fluxo de Custo Mínimo e Problema do Caixeiro Viajante. À distância e por meio de interfaces web com recepção de vídeo em tempo real do cenário físico, duas equipes programam as operações transporte e movimentação automatizada de estoques em armazéns de cargas entre nós ofertantes e demandantes, segundo os objetivos e regras definidos pelo professor responsável. A integração dos elementos locais do tabuleiro com a interface remota é feita por meio da arquitetura ISA e extensão ELSA-SP.

Resultados: A experiência com a aplicação-piloto no desenvolvimento do jogo remoto cooperativo Steamlog permitiu aumentar o grau de elaboração das prescrições do modelo, posicionando adequadamente nas etapas elementos relevantes que devem ser observados ao longo de um processo de desenvolvimento.

Originalidade/valor: O modelo de referência, quando concluído, possibilitará maior facilidade para educadores e estudantes no desenvolvimento de experimentos remotos, uma vez que aborda aspectos tanto conceituais como técnicos.  

Detalhes do artigo

Seção
Especial SITED
Biografia do Autor

Thiago Schaedler Uhlmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Douturando Engenharia de Produção e Sistemas

Henrique Duarte Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Informática

André Luiz Luppi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Informática

Mateus Isaac Di Domenico, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel em Engenharia de Controle e Automação

Luciano Antonio Mendes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia Mecânica