Formação Inicial de Professores à Distância para o Uso das Tecnologias Digitais: Um Estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFSC

Conteúdo do artigo principal

Gleice Assunção da Silva
https://orcid.org/0000-0001-8801-3460
Daniela Karine Ramos
https://orcid.org/0000-0001-9833-310X
Fabiana Lopes Ribeiro
https://orcid.org/0000-0003-1823-1117

Resumo

Objetivo: Verificar se o processo de formação inicial de professores a distância promovido pela Universidade Aberta do Brasil / UFSC prevê a implementação e a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos futuros professores.

Design / Metodologia / Abordagem: Sete projetos pedagógicos de formação de professores em programas de graduação a distância foram analisados para descrever como as tecnologias digitais estão presentes na formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2004).

Resultados: Os resultados mostram que na maioria dos projetos pedagógicos dos cursos pesquisados, a perspectiva da educação midiática tende a se concretizar, demonstrando que, em muitos casos, a formação de professores à distância contempla os aspectos instrumentais relacionados ao uso de tecnologias em sala de aula, os aspectos pedagógicos e críticos da inserção de tecnologias em educação, bem como o aspecto relacionado à aprendizagem e à mídia, em maior ou menor grau.

Limitações da pesquisa: Revela-se a necessidade de pesquisar a prática pedagógica dos egressos, visando compreender a relação com as tecnologias digitais no contexto da sala de aula.

Implicações práticas: A inclusão de estudos e práticas baseadas no uso de tecnologias pode constituir uma alternativa de formação inicial que se baseia na educação midiática e favorece a integração de tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores.

Detalhes do artigo

Seção
Especial SITED
Biografia do Autor

Gleice Assunção da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação (UFSC), Mestra em Educação (UFSC), Especialista em Gestão Educacional (FACCAT), Educação Permanente em Saúde (UFRGS), Educação a Distância (UNIASSELVI) e PROEJA (UFRGS).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1985295229372208

Integrante do Grupo de Pesquisa Edumídia: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7358330050350194

Contato:  (48) 996477553

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Departamento de Metodologia de Ensino - MEN/CED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Coordenadora de área PIBID Pedagogia/UFSC
Líder do Grupo de Pesquisa EDUMIDIA - Educação, Comunicação e Mídias (CNPq)
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7358330050350194 
Textos na Academia.edu
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(48) 99687 8776 / 3721 4500