Formação Inicial de Professores à Distância para o Uso das Tecnologias Digitais: Um Estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Aberta do Brasil/UFSC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Verificar se o processo de formação inicial de professores a distância promovido pela Universidade Aberta do Brasil / UFSC prevê a implementação e a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos futuros professores.
Design / Metodologia / Abordagem: Sete projetos pedagógicos de formação de professores em programas de graduação a distância foram analisados para descrever como as tecnologias digitais estão presentes na formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2004).
Resultados: Os resultados mostram que na maioria dos projetos pedagógicos dos cursos pesquisados, a perspectiva da educação midiática tende a se concretizar, demonstrando que, em muitos casos, a formação de professores à distância contempla os aspectos instrumentais relacionados ao uso de tecnologias em sala de aula, os aspectos pedagógicos e críticos da inserção de tecnologias em educação, bem como o aspecto relacionado à aprendizagem e à mídia, em maior ou menor grau.
Limitações da pesquisa: Revela-se a necessidade de pesquisar a prática pedagógica dos egressos, visando compreender a relação com as tecnologias digitais no contexto da sala de aula.
Implicações práticas: A inclusão de estudos e práticas baseadas no uso de tecnologias pode constituir uma alternativa de formação inicial que se baseia na educação midiática e favorece a integração de tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.