MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE ONTOLOGIAS NO ÂMBITO FLORESTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo mapear de forma sistemática os trabalhos que abordam a representação formal do conhecimento com utilização de ontologia na abrangência da engenharia florestal.
Design/Metodologia/Abordagem: O mapeamento sistemático utilizou uma abordagem metodológica comprovada e amplamente utilizada no âmbito científico, com intuito de mapear, encontrar, avaliar criticamente, consolidar e agregar os resultados de estudos primários relevantes acerca de ontologias no âmbito florestal. O estudo de mapeamento sistemático foi aplicado na área da engenharia florestal com relevância em temas como Manejo Florestal, Monitoramento Ambiental, Impacto Ambiental, Ecossistema e Biodiversidade.
Resultados: Os resultados observados neste trabalho evidenciam uma escassez de ontologias e aplicações de caráter semântico no contexto botânico e florestal, agravado quando se trata do contexto amazônico. Tal situação constrasta com a magnitude da floresta Amazônica, detentora da maior diversidade biológica do planeta, que representa uma gigantesca fonte de conhecimento científico em múltiplas áreas (e.g. ciências ambientais, gestão do conhecimento, inteligência artificial).
Limitações da pesquisa: O mapeamento sistemático, embora tenha se limitado apenas à base científica da Scopus, tratou de um grande volume de dados que permite ter um entendimento sólido e claro dos trabalhos relacionados.
Originalidade/valor: A originalidade, o ineditismo e a contribuição científica deste trabalho não limitam-se somente à aplicação de um mapeamento sistemático para análise de produções de cunho semântico. Sua aplicação no contexto da engenharia florestal permite observar um cenário de gap maximizado quando tratado no contexto amazônico. Busca-se, desta forma, evidenciar a carência de estudos na área de recursos semânticos no contexto amazônico e assim sendo, indicar trabalhos previamente analisados e selecionados que possam contribuir para novos estudos na área.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.