MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE ONTOLOGIAS NO ÂMBITO FLORESTAL

Conteúdo do artigo principal

Márcio José Moutinho da Ponte
http://orcid.org/0000-0002-0724-3721
Ricardo Jardim-Gonçalves
http://orcid.org/0000-0002-3703-6854
Celson Pantoja Lima
http://orcid.org/0000-0002-8074-8566

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo mapear de forma sistemática os trabalhos que abordam a representação formal do conhecimento com utilização de ontologia na abrangência da engenharia florestal.

Design/Metodologia/Abordagem: O mapeamento sistemático utilizou uma abordagem metodológica comprovada e amplamente utilizada no âmbito científico, com intuito de mapear, encontrar, avaliar criticamente, consolidar e agregar os resultados de estudos primários relevantes acerca de ontologias no âmbito florestal. O estudo de mapeamento sistemático foi aplicado na área da engenharia florestal com relevância em temas como Manejo Florestal, Monitoramento Ambiental, Impacto Ambiental, Ecossistema e Biodiversidade.

Resultados: Os resultados observados neste trabalho evidenciam uma escassez de ontologias e aplicações de caráter semântico no contexto botânico e florestal, agravado quando se trata do contexto amazônico. Tal situação constrasta com a magnitude da floresta Amazônica, detentora da maior diversidade biológica do planeta, que representa uma gigantesca fonte de conhecimento científico em múltiplas áreas (e.g. ciências ambientais, gestão do conhecimento, inteligência artificial).

Limitações da pesquisa: O mapeamento sistemático, embora tenha se limitado apenas à base científica da Scopus, tratou de um grande volume de dados que permite ter um entendimento sólido e claro dos trabalhos relacionados.

Originalidade/valor: A originalidade, o ineditismo e a contribuição científica deste trabalho não limitam-se somente à aplicação de um mapeamento sistemático para análise de produções de cunho semântico. Sua aplicação no contexto da engenharia florestal permite observar um cenário de gap maximizado quando tratado no contexto amazônico. Busca-se, desta forma, evidenciar a carência de estudos na área de recursos semânticos no contexto amazônico e assim sendo, indicar trabalhos previamente analisados e selecionados que possam contribuir para novos estudos na área.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Márcio José Moutinho da Ponte, Federal University of Western Pará (Professor and Researcher)

PhD Environmental Science by the Federal University of Western Pará

Cotutela PHD Electrical and Computer Engineering by the New University of Lisbon

Ricardo Jardim-Gonçalves, New University of Lisbon (Professor) New Technology development institute (Researcher)

PhD Industrial Information Systems by the New University of Lisbon

Celson Pantoja Lima, Federal University of Western Pará (Professor and Researcher)

PHD Electrical and Computer Engineering by the New University of Lisbon