PROPOSTA DE UM REFERENCIAL SEMÂNTICO DE REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NO DOMÍNIO MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL

Conteúdo do artigo principal

Elton Pereira Teixera
https://orcid.org/0000-0002-0621-9711
Celson Pantoja Lima
https://orcid.org/0000-0002-8074-8566

Resumo

Objetivo: Propor um referencial semântico que represente formalmente o conhecimento de uma rede colaborativa da Unidade de Conservação de Uso Sustentável (UCS) Flona Tapajós de modo que os atores o partilhem de forma inambígua.Design/Metodologia/Abordagem: Este estudo caracteriza-se como teórico-empírico, de natureza básica estratégica, abordagem qualitativa e descritiva com uso de ferramenta computacional. Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa é bibliográfica, de campo e documental. O processo de criação do referencial semântico desenvolveu-se por meio de três etapas: aquisição do conhecimento, modelagem conceitual e representação do conhecimento, formalizado por meio de uma ontologia.Resultados: Constatou-se que o referencial semântico proposto pela Onto-ForestManagement se mostrou pertinente como primeiro passo de organização da informação e estruturação do conhecimento do Manejo Florestal Comunitário (MFC) da UCS, por ser abrangente e possuir vocabulário rico do domínio. Mostrou potencial oportunidade de disseminação do conhecimento aos stakeholders da rede colaborativa.Limitações da pesquisa: A pesquisa foi realizada em apenas uma rede colaborativa com instituições ligadas a uma UCS, o que faz com que os resultados produzidos refiram-se a universo específico.Implicações práticas: Pode-se, eventualmente, utilizar a base de conhecimento gerada na pesquisa para desenvolvimento de projetos de sistemas, reutilizando-se a ontologia. Originalidade/valor: Foi relevante a validação empírica em uma UCS, pois que os estudos na área têm focado seus interesses nas estruturas de organizações empresariais tradicionais. Portanto a pesquisa contribuiu com evidências em um arranjo específico onde se encontram instituições diversas, com fins distintos, como governo, universidades, associações comunitárias, empreendimento cooperativo, ONGs que colaboram entre si.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elton Pereira Teixera, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

DOUTOR EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS, PESQUISADOR DO AMazon Innovation GrOup - UFOPA.

Celson Pantoja Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ UFOPA

Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal(2001). Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará , Brasil. Coordenador de programas inovadores de engenharia nas faculdades SENAI/SC.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)