Delineamento de um painel de indicadores de desempenho para tomada de decisão baseado em gestão da tecnologia da informação na IES como inteligência competitiva.

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Norberto Tamborlin
Oscar Dalfovo

Resumo

A necessidade de um painel de indicadores de desempenho que possa reunir em um só local as informações necessárias em tempo real para que o gestor da IES possa aumentar o seu grau de assertividade em relação às ações necessárias para a melhoria de seu processo torna-se relevante. Diante desta contextualização definiu-se a questão problema para esta pesquisa: Como avaliar os programas stricto senso em Administração através do currículo Lattes dos docentes e da avaliação institucional através do eixo três do SINAES utilizando gestão da tecnologia da informação para a tomada de decisão como diferencial competitivo nas IES? Definiu-se o seguinte objetivo geral para esta pesquisa: Delinear os indicadores de desempenho para avaliar os programas stricto sensu em Administração para tomada de decisão estratégica na IES, contribuindo com a inteligência competitiva da organização. Desta forma esta pesquisa é de método quantitativo, quanto à natureza é descritiva e quanto ao procedimento a pesquisa é explicativa. Como contribuição este trabalho apresenta uma nova visão dos indicadores de desempenho para o processo decisório em nível estratégico nas IES contribuindo com a geração e gestão do conhecimento. Os principais resultados alcançados pela pesquisa foram a formulação do painel de indicadores de desempenho, a confirmação da possibilidade do uso deste para desenvolvimento de planos de ação estratégicos ou operacionais, tanto para os programas quanto para a Instituição, e ainda percebeu-se, uma gama ainda maior de possibilidades de análise que pode ser realizada  por meio deste.

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Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Norberto Tamborlin, FURB-Universidade regional de Blumenau

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993). É especialista em Gestão da Qualidade pela Fundação Universidade de Blumenau (1994), profissional com 28 anos de experiência em diversas empresas de porte nas áreas de produção, qualidade e gestão. Atualmente é professor da Faculdade IBES/SOCIESC de Blumenau SC nas cadeiras de produção e qualidade. É avaliador ad hoc do Instituto Blumenauense de Ensino Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Principalmente Gestão Organizacional, Melhoria de processo, Qualidade, Produtividade, 5s e Atendimento ao cliente. Autor de vários livros e artigos. Consultor para implantação de metodologia BAV - Balanced Added Value. Mestre em Administração no programa de pós graduação da Universidade Regional de Blumenau FURB.

Oscar Dalfovo, FURB-Universidade Regional de Blumenau

Formado em Ciências da Computação, Pós-Graduação com especialização em Organização Sistemas e Métodos, Mestre em Administração de Negócios, Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor em Instituição de Ensino Superior. Consultor na área de Sistemas de Informação, Administração, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação e Comunicação, Plano de Negócios e Gestão do Conhecimento. Anteriormente, trabalhou por vários anos em empresas nacionais e multinacionais na área de Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Administração da Informação. É autor de vários artigos, capítulos de livros, livros voltados para área de Sistemas de Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência competitiva, Gestão de Negócios. É coordenador do laboratório de pesquisa científico e tecnológico no âmbito do Programa Temático em Sistemas de Informação. É Pesquisador / Consultor Ad hoc CNPq / FAPESC / MEC-INEP (Avaliador). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da FURB - 2012/2013.