PRÁTICAS E FERRAMENTAS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Gabriel Coutinho Calvi
Cristiane Resquiti Paulino Strozzi
Iara Carnevale de Almeida
Rejane Sartori
Letíci Fleig Dal Forno

Resumo

Objetivo: O presente artigo busca compreender quais são as práticas e ferramentas da Gestão do Conhecimento (GC) que vigoram no ambiente de uma escola particular de ensino fundamental.
Design/Metodologia/Abordagem: A metodologia é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e configura-se como pesquisa exploratória. Os dados foram coletados por meio da condução de um questionário online. Os participantes da pesquisa são profissionais de uma escola particular de ensino fundamental.
Resultados: A análise dos dados permite indicar que o ambiente escolar objeto de estudo, além de treinar e capacitar seus professores, conta com um ambiente que facilita o compartilhamento do conhecimento por meio das práticas e ferramentas da GC.
Originalidade/Valor: A aplicação do questionário permite desenvolver estratégias no ambiente escolar, quanto uma análise dos pontos positivos do processo de formação ofertado na própria escola, assim como as melhorias que podem ser realizadas no compartilhamento do conhecimento entre coordenadores e professores afim de potencializar o relacionamento entre eles e, também, nas tomadas decisões em relação a aprendizagem dos discentes.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel Coutinho Calvi, Unicesumar


Mestre em gestão do conhecimento nas organizações, especialista em EaD e novas tecnologias e bacharel em Moda, atua como tutor pedagógico e professor conteúdista do ensino a distância. Na área de pesquisa investiga a EaD e o processo de ensino aprendizagem, subjetividade e metodologia criativa em EaD e Comportamento de Moda.

Cristiane Resquiti Paulino Strozzi, Unicesumar

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar. Pedagoga.

Iara Carnevale de Almeida, Unicesumar

Orientadora. Doutora em informática pela Universidade de Évora, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar, e graduação em Engenharia de Software (modalidades presencial e EaD), Unicesumar/PR. Bolsista Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.

Rejane Sartori, Unicesumar

Orientadora. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, Bolsista de Produtividade, ICETI - Unicesumar.:

Letíci Fleig Dal Forno, Unicesumar

Co-Orientadora. Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e graduação em Pedagogia, Unicesumar/PR. Bolsista de Produtividade do ICETI, Unicesumar/PR.