Libertação, conscientização, diálogo e comunicação: apropriação de conceitos freirianos em uma epistemologia da difusão social do conhecimento

Conteúdo do artigo principal

Dante Augusto Galeffi
Kathia Marise Borges Sales

Resumo

Desenvolve elaborações teóricas sobre quatro conceitos fundantes da Teoria de Paulo Freire: libertação, conscientização, diálogo e comunicação, avançando para a apropriação destes conceitos na composição de uma epistemologia da difusão social do conhecimento que pauta a investigação de processos cognitivos em ambientes com mediação telemática. Referência um lastro teórico que veio a constituir uma das interfaces filosófico-político-epistemológicas de uma metodologia de análise cognitiva específica para ambientes com mediação telemática, desenvolvida em tese de doutoramento em Difusão Social do Conhecimento, em 2013.  Comprometidos com a construção de meios que permitam operar a emancipação da sociedade e reconhecendo que interagir cognitivamente com o aparato maquínico disponível se tornou o modo do estar no mundo contemporâneo, ressalta a necessidade de constituição de uma teoria do conhecimento capaz de lidar com as novas emergências tecnológicas, consciente e politicamente, colocando-as em prol do desenvolvimento humano sustentável, na perspectiva de emancipação dos oprimidos sociais.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Dante Augusto Galeffi, Universidade Federal da Bahia

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA; professor e coordenador do Doutorado Multidisciplinar e  Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento DMMDC, com sede na FACED/UFBA. Grupo de Estudos da Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade

Kathia Marise Borges Sales, UFBA

Docente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC), Doutora em Difusão do Conhecimento – DMMDC. Grupo de Estudos da Epistemologia Transdisciplinar da Complexidade (PPGE e DMMDC/UFBA) e Grupo de Pesquisa Tecnologias Inteligentes e Educação (PPGE e GESTEC/UNEB