Webquest em rede social: uma customização do facebook para veicular webquests

Conteúdo do artigo principal

Artemis Barreto de Carvalho
Herrique Nou Schneider

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS, denominada “WebQuest no Facebook: Uma experiência no Curso Técnico em Guia de Turismo do IFS usando uma rede social como ambiente de ensino-aprendizagem on line” e se propõe a apresentar uma alternativa pedagógica criativa e inovadora para o uso efetivo das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC no processo ensino-aprendizagem, customizando a Rede Social Facebook para hospedagem e desenvolvimento de WebQuests. Para tal, metodologicamente optou-se pela investigação do tipo qualitativa pautada no estudo de caso. Os resultados revelam que veicular e desenvolver WebQuests através do Facebook é uma solução estratégica para potencializar o processo ensino-aprendizagem, capaz de romper o binômio tempo-espaço, promover a produção de conhecimentos significativos, estimular a prática da aprendizagem autônoma e colaborativa, assim como favorecer interatividade e instantaneidade no processo.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Artemis Barreto de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe - UFS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduado em Turismo e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPq. Docente do Instituto Federal de Sergipe –IFS. Analista Técnico do Misnistério da Educação.

Herrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - UFS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS

[1] Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas – UNICAMP. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Docente da Universidade Federal de Sergipe - UFS e do Instituto Federal de Sergipe - IFS. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação - GEPIED/UFS/CNPq.