Webquest em rede social: uma customização do facebook para veicular webquests
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS, denominada “WebQuest no Facebook: Uma experiência no Curso Técnico em Guia de Turismo do IFS usando uma rede social como ambiente de ensino-aprendizagem on line” e se propõe a apresentar uma alternativa pedagógica criativa e inovadora para o uso efetivo das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC no processo ensino-aprendizagem, customizando a Rede Social Facebook para hospedagem e desenvolvimento de WebQuests. Para tal, metodologicamente optou-se pela investigação do tipo qualitativa pautada no estudo de caso. Os resultados revelam que veicular e desenvolver WebQuests através do Facebook é uma solução estratégica para potencializar o processo ensino-aprendizagem, capaz de romper o binômio tempo-espaço, promover a produção de conhecimentos significativos, estimular a prática da aprendizagem autônoma e colaborativa, assim como favorecer interatividade e instantaneidade no processo.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.