Confiança e relações de trabalho: abordagens e perspectivas

Conteúdo do artigo principal

Maricel Karina López Torres
Marina Keiko Nakayama
Francisco Antonio Pereira Fialho

Resumo

Este ensaio parte da ideia de que a confiança vem sendo considerada elemento essencial nas organizações, presente nas relações de trabalho. Por essa e outras razões, ela foi tema de uma prática pedagógica, em caráter colaborativo e mediada, na forma de wiki aula. Tal atividade foi posta em prática na Disciplina Desenvolvimento Humano e Gestão, ministrada para dois Programas de Pós-Graduação, um em Gestão de Design e outro em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Sob a perspectiva do desenvolvimento humano e gestão e da literatura, objetivava-se discutir a contribuição da confiança para o fortalecimento de relacionamentos interpessoais, seu papel na gestão de pessoas, a existência de modelos e outros que pudessem apresentar diferentes abordagens e perspectivas da confiança e relações de trabalho. Neste relato de experiência descreve-se as principais perspectivas da confiança que foram abordados, com a participação dos acadêmicos, mediante estudos de diferentes áreas. Identificou-se que os textos trazem abordagens que vão além das relações típicas de trabalho, incluindo a discussão em atividades e relacionamentos virtuais e entre instituições e/ou organizações. Também permitiu compreender a subjetividade da confiança e a necessidade de retomada e promoção de valores nas organizações, visando alcançar melhores garantias nos relacionamentos e a obtenção de benefícios.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Maricel Karina López Torres, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Mestre em Engenharia de Produção PPGEP/UFSC, com atuação na Concepção Ergonômica de Produtos e Processos. Em atuação profissional desempenha atividade docente em cursos técnicos profissionalizantes e como instrutora de cursos de qualificação profissional, abordando temas relacionados à prática da Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional com fins de Prevenção, Proteção do Meio Ambiente e Legislação Trabalhista Aplicada em diferentes segmentos/setores produtivos (indústria e serviços), visando a melhoria de processos e relações de trabalho. Na Área da Educação possui capacitação e experiência em Ensino e Aprendizagem por Competências (SENAI e SENAC), Educação a Distância (EaD UFSC e IF-SC) e Orientação de Monografia em cursos de Pós-Graduação a distância (UAB, IF-SC). Além disso, executa serviços de consultoria, pareceres técnicos e programas de ação e de treinamento voltados para a saúde e segurança no trabalho, com enfoque na Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional e ênfase em processos e pessoas. Atualmente pesquisa temas na área de Gestão de Conhecimento: confiança organizacional, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais), compartilhamento de conhecimento, gestão de processos e educação a distância.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Possui graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.