Análise de modelos para a Gestão do conhecimento organizacional: O caso serviço social da indústria - SESI/PE

Conteúdo do artigo principal

ANDREA MEDEIROS SOUZA
DIEGO JACOB KURTZ

Resumo

Este estudo faz uma análise dos modelos de Gestão do Conhecimento, na busca de subsídios que possam desenhar uma rede colaborativa, tendo por objetivo geral propor uma metodologia de Gestão do Conhecimento em uma organização. O método utilizado baseou-se em um estudo de caso. Para a fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio da aplicação questionários baseados na metodologia adaptada do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento (DGC) proposto por Bukowitz e Williams (2002) e entrevistas semiestruturadas, direcionadas à direção e gestores da Organização. O resultado da pesquisa revelou que a Organização estudada ainda precisa desenvolver condições facilitadoras para a aprendizagem e envolvimento dos funcionários no processo para estabelecer uma cultura que identifique conhecimentos tácitos e favoreça a confiança para o compartilhamento de conhecimento. O presente trabalho sugere que as práticas de GC só serão úteis se à Organização se estiverem alinhadas a Alta Gestão, possua suporte tecnológico adequado, e processos bem definidos. É necessário também que a Organização em questão esteja preparada para à implementação dentro do Modelo de Gestão, de modo que seja minimizado o risco de ações e gastos com resultados aquém do esperado.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

ANDREA MEDEIROS SOUZA, Universidade Miguel de Cervantes em convênio com a FUNIBER/SC

Estudante em nível de Mestrado em Direção Estratégica pela Universidade Miguel de Cervantes em parceria com a Fundação Universitária  Íbero Americana ( www.funiber.org.br ) (2013). Especialista em Iniciativas Sociais (UFRJ) (2003). MBA Executivo em Gestão de Organizações Sociais (UFPE) (2000). Desenvolve atividades relacionadas à área de Gestão do Conhecimento na organização e na área educacional.

 

DIEGO JACOB KURTZ, Estudante em nível de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC - UFSC).

**Estudante em nível de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC - UFSC). Estudou Master em International Business - Wiesbaden Business School (Winter Semester - 2011). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) (2011). Trabalha na Fundação Centro de Referências em Tecnologias Inovadoras (www.certi.org.br) na área de Economia Verde e desenvolvimento de negócios sustentáveis. Atua também como pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade ( www.ngs.ufsc.br ) (NGS/EGC - UFSC) participante como Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME ( www.dynamic-sme.org ). Desenvolve atividades relacionadas à área de Economia Verde, Gestão do Conhecimento, Redes Colaborativas, Capacidades Dinâmicas, Gestão de Projetos ( conhecimentos em PMBOK ), Gestão por Processos e Supply Chain, com foco no desenvolvimento de Modelos de Negócios inovadores para a Criação de Valor Compartilhado. Coordena a Área de Empresas Brasil na Fundação Universitária Íbero Americana ( www.funiber.org.br ).