Desafios tecnológicos frente aos nativos digitais

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Cordeiro da Rocha
Elizete Lúcia Pereira Matos

Resumo

Quais são as expectativas para uma geração cada vez mais digital? Através deste artigo é possível analisar algumas características da geração denominada Nativos Digitais, com o objetivo de identificar quais as principais características dos Imigrantes Digitais e Nativos Digitais em sala de aula. A presente pesquisa foi fundamentada na abordagem qualitativa, buscando perceber além dos dados quantitativos, mas através de uma participação ativa como investigadora, e dados relevantes que puderam contribuir para uma reflexão-ação a partir do tema proposto. Foram indagadas três realidades, sendo professores em atuação, estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição universitária e alunos de uma escola particular de Curitiba, com o auxílio de questionários com questões abertas e fechadas. Os resultados permitiram verificar que alguns professores ainda apresentam uma resistência quanto ao uso e aceitação das tecnologias em realidade escolar e social, contudo futuros professores, que ainda estão em formação apresentaram uma expectativa maior quanto ao Nativo Digital e uma sociedade tecnológica e o próprio Nativo Digital, comprova e compartilha suas preferências pelas atividades de interação digital, mediante o acesso aos recursos tecnológicos. A sociedade está cada vez mais introduzindo as tecnologias em sua realidade e a educação, assim como, seus profissionais devem acompanhar esse avanço para não ficar descontextualizada, investindo em formação para os profissionais, também em novas tecnologias, repensar um modelo de currículo e sistema que permita as contribuições da Era Digital para o seu aluno Nativo Digital.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Ana Paula Cordeiro da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Aluna do Programa de Pós Graduação em Pedagogia

Elizete Lúcia Pereira Matos, PUC PR

Professora da PUC PR