Líder Empreendedor e a Ambiência Inovadora em Micro e Pequenas Empresas do Norte Catarinense
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo identificar o papel do líder empreendedor na gestão da inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do comércio varejista, na região norte de Santa Catarina.
Design/Metodologia/Abordagem: Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa utilizando a metodologia Radar da Inovação, por meio de coleta de dados com aplicação do diagnóstico em 53 empresas atendidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Nacional no Programa Agentes Locais de Inovação em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), durante os meses de março a dezembro de 2014. Foi utilizado também, o questionário Características do Comportamento Empreendedor – CCE, para analisar as características comportamentais dos empreendedores das MPEs participantes do projeto.
Resultados: O escore da dimensão ambiência inovadora das MPEs apresentou média de 1.9, caracterizado como baixo grau de inovação nesta dimensão, e ao avaliar as CCE dessas empresas percebe-se que 45,3% classificaram com escore alto. Ou seja, na pesquisa, identifica-se que o alto índice de características empreendedoras não garantem uma ambiência inovadora nas MPEs. O empresário pode ser um bom empreendedor, mas não significa que ele seja um líder aberto a criar um ambiente propício a inovação.
Originalidade/valor: A pesquisa em campo permitiu auferir a realidade das MPEs no que diz respeito a gestão da inovação. O líder empreendedor é o elemento-chave de uma ambiência inovadora e a tríade ambiência inovadora, liderança e intraempreendedorismo deve ser revista como se fossem as peças fundamentais para a gestão da inovação em micro e pequenas empresas.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.