AN INTEGRATED AND USER CENTERED PROCESS FOR GAME DEVELOPMENT

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Rafael Gonçalves Conde
Gabriel Vazarin Perez
https://orcid.org/0000-0002-1455-1917
Matheus Santana da Silva
Vanessa Tavares de Oliveira
https://orcid.org/0000-0003-2792-4302
Rodolfo Barros
https://orcid.org/0000-0003-2792-4302

Resumo

Objetivo: Este artigo propõe um novo Processo de Desenvolvimento de Jogos focado na integração da equipe de desenvolvimento, em um design centrado no usuário, uma documentação única e em como fazer as coisas, não no que fazer. Design?Metodologia?Abordagem: O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se com uma revisão da literatura, pesquisa com os usuários para obter suas percepções de interfaces de jogos e uma investigação acerca do processo de desenvolvimento de jogos buscando entender como os usuário veem cada componente do jogo e como as organizações desenvolvem esses produtos. Resultados: O modelo proposto assim como as diretrizes apresentadas permitiram que todos os envolvidos acompanhem e compreendam as fases do processo, uma criteriosa análise de riscos e a engenharia de requisitos aplicada no modelo proposto, além de um maior envolvimento por parte do time de desenvolvimento acerca da experiência do jogo, resultando em um feedback extremamente positivo dos usuários.  Originalidade?Valor: Trazer o usuário para o centro do processo torna a pesquisa ainda mais relevante não apenas para o desenvolvimento de jogos, mas também para o meio acadêmico, oferecendo referências e incentivo para futuras pesquisas envolvendo processo de desenvolvimento de jogos, interface do usuário, usabilidade aplicada à esfera dos jogos digitais.


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