ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA DE SISTEMA ACADÊMICO POR ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

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Éderson Félix de Jesus
Danilo de Melo Costa
https://orcid.org/0000-0002-3001-0352
Luiz Rodrigo Cunha Moura
https://orcid.org/0000-0002-7040-7864
Darlan José Roman
Roberta de Cássia Macedo
https://orcid.org/0000-0002-5191-3542

Resumo

Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar a percepção dos alunos de graduação de uma instituição federal de ensino quanto à aceitação e uso de tecnologia de um sistema acadêmico, a partir do modelo UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology – Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologias).


Design½Metodologia½Abordagem: A metodologia aplicada neste trabalho constitui uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A pesquisa descritiva se deu por meio de uma investigação e foi realizada por meio de aplicação de questionário a alunos de graduação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Preto. A análise foi realizada mediante modelagem de equações estruturais.


Resultados: Os resultados apontam que a plataforma tem uma boa aceitação pelos discentes da graduação do IFMG/OP, exercendo um importante papel para gestão acadêmica. Verificou-se que no modelo UTAUT utilizado nessa pesquisa que somente a expectativa de performance e a influência social influenciam a intenção comportamental dos estudantes em relação a tecnologia analisada. No caso dos efeitos moderadores das variáveis gênero e idade, verificou-se também que eles não influenciam as relações entre as variáveis independentes e a intenção comportamental, diferentemente do que preconiza a literatura.


Originalidade½Valor: A originalidade está na avaliação de aceitação de uma plataforma acadêmica, demonstrando que as relações entre aluno e administração podem ser aperfeiçoadas por meio da concessão de mais autonomia aos discentes tais como: acompanhamento de ajuste de matrícula, protocolização de documentos e acompanhamento de requerimentos.


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Biografia do Autor

Éderson Félix de Jesus, Universidade FUMEC / Instituto Federal Minas Gerais Campus Ouro Preto (IFMG)

Mestre em Administração pela Universidade FUMEC. Servidor técnico administrativo no Instituto Federal Minas Gerais Campus (IFMG), Campus Ouro Preto

Danilo de Melo Costa, Universidade FUMEC E SKEMA Business School

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá).

Coordenador e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA.

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Universidade FUMEC

Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Darlan José Roman, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professor do Programa de Mestrado Profissional e do Doutorado Acadêmico da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Roberta de Cássia Macedo, Universidade FUMEC / Centro Universitário Una

Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração (PDMA) da Universidade FUMEC

Professora do Centro Universitário Una