A internetilização das cidades brasileiras e a utopia das cidades inteligentes: uma análise do distanciamento entre o mundo real e o mundo virtual em terra brasilis.

Conteúdo do artigo principal

Marcos Cesar Weiss
Flávia Luciane Consoni

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização da internet como efetivo canal de interação entre o poder público e os atores que atuam nas cidades.

Design/Metodologia/Abordagem: Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa, tendo com fontes de dados o Censo Demográfico de 2010 e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2012, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamento realizado junto a cidadãos de diferentes cidades no Brasil.

Resultados: Os resultados mostram que a exploração das facilidades da internet pelo poder público encontra-se em níveis bastante modestos, trazendo maiores desafios para o estreitamento das relações entre o poder público e os atores e também a materialização das cidades inteligentes no Brasil.

Originalidade/valor: Busca-se contribuir com as reflexões acerca do uso das TIC, com particular foco sobre a internet, para a constituição e implementação das cidades inteligentes, tema que começa a tomar a agenda de discussões em diferentes segmentos da sociedade.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Cesar Weiss, Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros - Centro Universitário FEI - São Paulo

Doutor em Administração (FEI/SP), Mestre em Administração (FEI/SP), pós-graduado em Governança Corporativa e Sustentabilidade (Mackenzie/SP) e graduado em Ciências-Matemática (Renascença/SP). Profissional experiente de Tecnologia da Informação, com 30 anos de atuação nos setores financeiro, telecomunicações, varejo, energia, consultoria e serviços de TI. Atividades profissionais e acadêmicas voltadas para a Governança de TI, Gestão da Inovação, Gestão de Serviços e do Desenvolvimento Sustentável, com interesse de pesquisa em estratégia e desenvolvimento organizacional; arquitetura empresarial; tecnologias verdes; inovação sustentável; gestão de infraestrutura e serviços urbanos - cidades inteligentes. Professor em cursos de pós-graduação. 

Flávia Luciane Consoni, Departamento de Política Científica e Tecnológica/ Instituto de Geociências/Universidade Estadual de Campinas - São Paulo Professora e Pesquisadora junto ao DPCT/IG/UNICAMP-SP, Brasil.

Doutora em Política Científica e Tecnológica.