Proposta de Integração da IOT à Sala de Aula com Gerenciamento por FOG
Main Article Content
Abstract
Objetivo: O presente trabalho busca propor uma solução inerente ao âmbito educacional, com foco sobre os temas de Smart Classroom e Fog Computing, com objetivo de elaborar um método de gestão mais ágil no controle de assiduidade dos alunos.
Design/Metodologia/Abordagem: Foi projetada uma plataforma composta por um protótipo de baixo custo e open source e um Sistema Web que tem como função gerenciar os dados recebidos no protótipo, sendo testada dentro de uma Instituição, com intuito de realizar uma coleta de dados através da validação da presença dos alunos e um questionário passado aos mesmos ao final dos testes.
Resultados: O protótipo foi implementado com sucesso, coletando as digitais e validando as presenças dos alunos com êxito, e conjuntamente, através do questionário, foi obtido uma percepção positiva dos participantes quanto a viabilidade e eficiência do sistema proposto. Com isso, foi iniciado uma nova fase, da qual está sendo acrescentado técnicas de Fog ao projeto inicial, no intuito de promover principalmente um processamento e comunicação mais ágil no ambiente de sala de aula.
Limitações da pesquisa: Algumas limitações foram encontradas principalmente durante a fase de interconexão/comunicação do Protótipo com o Sistema, mas brevemente contornadas, obtendo assim, o andamento no desenvolvimento do trabalho sem grandes percalços.
Originalidade/valor: Se demonstra muito importante sua implementação dentro das instituições de ensino justamente por sanar questões essenciais nos processos de gestão pedagógica/administrativa, como evasão de discentes, ineficiências no controle de frequência por parte da docência, controle no acesso dos discentes nas suas respectivas disciplinas (salas), entre outros aspectos.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.