Learning Analytics na Avaliação Formativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Main Article Content

José Pedro Schardosim Simão
http://orcid.org/0000-0003-3599-2348

Abstract

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo analisar os cenários de aplicação de técnicas de analítica da aprendizagem como insumo para avaliação formativa dos processos de ensino e aprendizagem

Design/Metodologia/Abordagem: Foi empregada a revisão sistemática da literatura, dividida em 4 fases: definição do protocolo de pesquisa, análise, síntese e escrita. A partir do portfólio bibliográfico resultante da busca na base Scopus, foram realizadas uma análise bibliométrica e uma análise qualitativa do portfólio.

Resultados: A partir do estudo realizado, foi possível constatar que por mais que hajam técnicas avançadas para analítica sendo aplicadas no contexto educacional, a área carece de pesquisas com foco em avaliação formativa.

Originalidade/valor: Dada a abundância de dados criados em ambientes virtuais de aprendizagem e outras Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação utilizadas na educação, o uso de técnicas de Learning Analytics pode ter grande valor para auxiliar o docente na avaliação formativa. Este trabalho apresenta técnicas e cenários de aplicação neste contexto que podem ser replicadas por instituições de ensino.

Article Details

Section
Especial SITED
Author Biography

José Pedro Schardosim Simão, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Tubarão

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação