Metodologia para diagnosticar e avaliar a capacidade de crescer e inovar das pequenas e médias empresas
Main Article Content
Abstract
A revisão analítica da metodologia Aprender a Crescer permitiu desenvolver um estudo com foco na identificação das práticas da gestão do conhecimento, que possibilita melhorar as capacidades inovadoras das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. Trata-se, portanto, de um estudo de cunho exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que possibilita a compreensão de quais práticas da gestão do conhecimento, combinadas com a metodologia Aprender a Crescer, potencializam a capacidade de inovação e crescimento das PMEs. Os resultados desse estudo foram apresentados inicialmente no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – CIKI 2013, onde recebeu críticas e contribuições, que foram analisadas e incorporadas ao trabalho. Ficou evidente a necessidade de aproximar ainda mais a metodologia proposta inicialmente à linguagem do pequeno empresário. Para isso, este artigo objetiva reescrever a metodologia que permite diagnosticar e avaliar a capacidade de crescimento e inovação das PMEs que, de maneira complementar, combina a metodologia Aprender a Crescer com as práticas da gestão do conhecimento, levando em consideração a realidade do pequeno empresário brasileiro. Como principal contribuição deste trabalho está a possibilidade de avaliar a capacidade de crescer e inovar das PMEs, através de uma metodologia ainda mais orientada para a realidade do pequeno empresário brasileiro.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.