Publicidade e manipulação de identidade étnica: a imagem do japão e dos imigrantes japoneses no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2008v10n1p245Resumo
Com base em relatono elaborado por uma equipe de investigadores brasileiros e japoneses o artigo discute como a imagem do Japao e do japonês e divulgada na America Latina principalmente no Brasil onde empresas japonesas estiveram mteressadas em produzir a dissociação entre uma imagem do japones como imigrante russei ou same geralmente associado a ruralidade e ao arcaismo e a do Japão tecnologicamente avançado prospero e moderno. As mensagens pubhatanas tendo em vista a conquista do mercado latino americano utilizam se de estrategias para garantir uma imagem de um Japão associado a alta tecnologia modernidade e prospendade Dentre algumas estrategias e para atingir seus objetivos a publicidade brasileira permite pelo menos duas leituras a que admite a pluralidade do japonês passando por cima de valores basicos do ethos ou da etmadade nipônica decalcados — na pratica e na retonca — no zeloso cultivo da ideia da monorracialidade da nação A que reafirma por outro lado a ideia geradora da pratica social histórica e atual — de que os japoneses são apenas os que nasceram e cresceram em solo patrio.
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