Publicidade e manipulação de identidade étnica: a imagem do japão e dos imigrantes japoneses no Brasil

Autores/as

  • João Baptista Borges Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2008v10n1p245

Resumen

Com base em relatono elaborado por uma equipe de investigadores brasileiros e japoneses o artigo discute como a imagem do Japao e do japonês e divulgada na America Latina principalmente no Brasil onde empresas japonesas estiveram mteressadas em produzir a dissociação entre uma imagem do japones como imigrante russei ou same geralmente associado a ruralidade e ao arcaismo e a do Japão tecnologicamente avançado prospero e moderno. As mensagens pubhatanas tendo em vista a conquista do mercado latino americano utilizam se de estrategias para garantir uma imagem de um Japão associado a alta tecnologia modernidade e prospendade Dentre algumas estrategias e para atingir seus objetivos a publicidade brasileira permite pelo menos duas leituras a que admite a pluralidade do japonês passando por cima de valores basicos do ethos ou da etmadade nipônica decalcados — na pratica e na retonca — no zeloso cultivo da ideia da monorracialidade da nação A que reafirma por outro lado a ideia geradora da pratica social histórica e atual — de que os japoneses são apenas os que nasceram e cresceram em solo patrio.

Biografía del autor/a

João Baptista Borges Pereira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade de São Paulo (1958), mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1966). É professor emérito da Universidade de São Paulo; professor titular e vice-coordenador do curso de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente da Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra, da USP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, negros, política, questão racial e educação.

Publicado

2008-08-16

Cómo citar

PEREIRA, João Baptista Borges. Publicidade e manipulação de identidade étnica: a imagem do japão e dos imigrantes japoneses no Brasil. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 245–252, 2008. DOI: 10.5007/2175-8034.2008v10n1p245. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2008v10n1p245. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Ética e Interculturalidade