O centenário de Guerreiro Ramos e sua atualidade para o ensino de Ciências Sociais no Brasil

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2016v18n1p141

Resumo

Nos últimos anos, a obra de Alberto Guerreiro Ramos (1915-1982) tem sido constantemente revisitada, o que se conecta às transformações vivenciadas nas Ciências Sociais brasileiras nos últimos anos. Porém, um aspecto ainda pouco explorado tem sido sua contribuição para o campo do ensino, mais especificamente do ensino de Ciências Sociais. Nesse artigo, busca-se analisar a contribuição de Guerreiro Ramos para a discussão sobre o ensino de Ciências Sociais, tomando como fio condutor principal suas ideias expostas em Cartilha Brasileira do Aprendiz de Sociólogo (1954) destacando a atualidade das questões expostas.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Possui Licenciatura Plena (2007) e Mestrado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Pesquisador do CNPq (bolsista PQ nível 2). Pesquisador do NEJUC (Núcleo de Estudos em Educação e Juventudes Contemporâneas) e do METROPOLIS - Laboratório de Pesquisa Social. Associado Efetivo da ABA e da SBS, foi presidente da ABECS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, e atualmente participa de sua diretoria, integrando ainda a comissão de "Educação, Ciência e Tecnologia" da ABA. Atua como parecerista e editor em periódicos especializados, tem coordenando Grupos de Trabalho e participado de Mesas Redondas em diversos eventos. Possui experiência na área de sociologia, de antropologia e de educação, com ênfase, em nível de prática e de pesquisa nas áreas de Sociologia e Antropologia da Educação e da Religião. Atua principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Antropologia da Educação, Ensino de Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia), Formação de Professores de Ciências Sociais, Dádiva, Religiosidades, Nova Era, Novos Movimentos Religiosos, Vale do Amanhecer, Estudos Pós-Coloniais, Antropologia e Sociologia do Corpo, Gilberto Freyre e Pierre Bourdieu.

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Publicado

2016-10-19

Edição

Seção

Artigos