Entre t?nh e mborahéi: cantos e movimentos kaingang e kaiowa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e71249

Palavras-chave:

Cantos, Aprendizagem, Xamanismo, Política, Kaingang, Kaiowa

Resumo

Este trabalho explora uma comparac?a?o etnogra?fica entre formas expressivas dos povos indi?genas Kaingang (PR) e Kaiowa (MS), baseada em duas pesquisas: uma focada no movimento Ne?n Ga, um coletivo intergeracional cujas ac?o?es sa?o centradas nas pra?ticas de cantos/danc?as/rituais [ty?nh] kaingang; e outra no papel das gravac?o?es nos processos de transmissa?o dos cantos-rezas-danc?as kaiowa – cujas artes por excele?ncia, como outros povos guarani (PISSOLATO, 2008), sa?o as artes vocais. Destacando as categorias nativas que emergem das festas e mobilizac?o?es de povos je? e tupi-guarani no Brasil Meridional, nos perguntamos: como formas distintas de praticar, conceber e classificar o que e? cantado e danc?ado pode produzir sentidos inovadores para noc?o?es como mu?sica, poli?tica, cultura e xamanismo? Atentas aos contextos em que tais cantos-danc?as se manifestam, abordamos seus aspectos poe?ticos e sonoros e os movimentos que marcam suas formas de transmissa?o e de circulac?a?o.

 

Biografia do Autor

Tatiane Maíra Klein, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP).

Paola Andrade Gibram, Universidade de São Paulo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2021) e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEsta-USP)

Referências

ALARCÓN, D. O retorno da terra: as retomadas na aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. 2013. 272f. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados sobre a América) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

AMOROSO, Marta Rosa. Terra de Índio: imagens em Aldeamentos do Império. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.

AVERY, M. A. Os caminhos das palavras levadas (estudos dos processos de tradução das artes verbais amazônicas). 2018. 311f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

BALDUS, Herbert. Ensaios de etnologia brasileira. São Paulo: Editora Nacional, 1937. CARIAGA, Diógenes Egídio. Relações e diferenças: a ação política kaiowá e suas partes. 2019. 400p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. “Cultura” e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais”. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 311-373.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro de Niemeyer (org.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

CHAMORRO, Graciela. Kurusu ñe’ëngatu: palabras que la historia no podría olvidar. Centro de Estudios Antropológicos, Universidad Católica, [s.l.], 1995.

CHAMORRO, Graciela. Terra madura Yvyaraguyje: fundamento da palavra guarani. Dourados: Editora UFGD, 2008.

CHAMORRO, Graciela. A arte da palavra cantada na etnia Kaiowá. Bulletin-Société Suisse des Américanistes, [s.l.], n. 73, p. 43-58, 2011.

CHAMORRO, Graciela. Panambizinho: lugar de cantos, danças, rezas e rituais kaiowá. São Leopoldo: Karywa, 2017.

CHAMORRO, Graciela. A Prática do Xamanismo entre os Kaingang do Brasil Meridional: uma breve comparação com o xamanismo Bororo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 8, p. 113-129, 2002.

CRÉPEAU, Robert R. Mito e ritual entre os índios Kaingang do Brasil Meridional. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 3, n. 6, p. 173-86, out. 1997.

CRÉPEAU, R. R.; ROSA, R. R. G. d. Actualité et transformations de la Fête des morts chez les Kaingang du Brésil méridional. Frontières, [s.l.], v. 29, n. 2, 2018.

CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do Tekoha a reserva, do tekoharã ao Tekoha. 2015. 427p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2015.

SANTOS, Lucas Keese dos. A Esquiva do Xondaro: o movimento como ação política entre os Guarani Mbya. 2017. 310f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

FAUSTO, Carlos. Se Deus fosse jaguar: canibalismo e cristianismo entre os Guarani (séculos XVI-XX). Mana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 385-418, 2005. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ S0104-93132005000200003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0104-93132005000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2020.

FERNANDES, Ricardo Cid. Política e Parentesco entre os Kaingang: uma análise etnológica. 2003. 288p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

FIDELES, Jaciane Goj Téj Kuitá. Expressões corporais kaingang como forma de transmissão de saberes na Terra Indígena Apucaraninha. 2020. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.

FREITAS, Ana Elisa de Castro. Murur Jykre: a cultura do cipó. 2005. 457p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

FREITAS, A. E. da C.; ROKÁG, F. da S. O kujà e o sistema de medicina tradicional kaingang- “por uma política do respeito”: Relatório do II Encontro dos Kujà, Terra Indígena Kaingang Morro do Osso, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos do LEPAARQ, [s.l.], v. 4, n. 7-8, 2007.

GALLOIS, Dominique Tilkin. Redes de relações nas Guianas. [S.l.]: Editora Humanitas, 2005.

GIBRAM, Paola Andrade. Kagma Ti Eg Kã Ki: Um estudo panorâmico sobre a música dos índios Kaingang da T.I. Xapecó. 2008. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008a.

GIBRAM, Paola Andrade. Dos sons para o além: uma análise da música presente no ritual Kikikoi dos índios Kaingang de Xapecó, SC. Mosaico Social, [s.l.], v. 4, p. 39-56, 2008b.

GIBRAM, Paola Andrade. Penhkár: política, parentesco e outras histórias kaingang. Curitiba: Editora Appris, 2016.

GIBRAM, Paola Andrade. Falas da diferença: aconselhamentos e modos de ser kanhgág pé. Campos – Revista de Antropologia, [s.l.], v. 21, n. 1, p. 43-59, nov. 2020.

GIBRAM, Paola Andrade. Cantos sem fim: formas políticas kaingang e seus movimentos. 2021. 461p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

GIBRAM, Paola Andrade; FIDELES, Jaciele Nyg Kuitá. Corpos-territórios kanhgág: políticas e violências de gênero a partir de uma perspectiva descolonizante. In: 31a REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 2018, Brasília, DF, 2019. Anais [...]. Brasília, DF, 2019.

KLEIN, Tatiane Maíra. Práticas midiáticas e redes de relações entre os Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul. 2013. 121p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

KLEIN, Tatiane Maíra. Como se faz um opuraheiva? Registros e circulação de cantos-rezas guarani. Relatório de qualificação (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019a.

KLEIN, Tatiane Maíra. “Nossa arma é somente nossa reza”: como os xamãs kaiowa e guarani vão à guerra. Comunicação oral apresentada na SALSA 2019, Panel 05 – “Configuraciones de la violencia y del conflicto en Espacios Periféricos”. Viena, 2019b.

JOÃO, Izaque. Jakaira reko nheypyru marangatu mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul. 2011. 119p. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.

MACEDO, Valéria M. Nexos da diferença: cultura e afecção em uma aldeia Guarani na Serra do Mar. 2010. 322p.Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MELIÀ, Bartomeu; GRÜNBERG, Georg; GRÜNBERG, Friedl P. Los Paĩ-Tavyterã. Etnografía Guaraní del Paraguay Contemporáneo, [s.l.], v. 2, 2008 [1987].

MENEZES BASTOS, Rafael José de. Música nas sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul: estado da arte. Mana, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 293-316, 2007.

MENEZES BASTOS, Rafael José de. A festa da Jaguatirica: uma partitura crítico interpretativa. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

MENEZES BASTOS, Rafael José de. Tradução intersemiótica, Sequencialidade e Variação nos Rituais Musicais das Terras Baixas da América do Sul. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 60, p. 342-355, 2017.

MONTARDO, Deise Lucy Oliveira. Através do Mbaraka: música, dança e xamanismo guarani. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

MONTOYA, Antonio R. Tesoro de la lengua guaraní. Centro de Estudios Paraguayos “Antonio Guasch”, Asunción, 2011 [1639].

MOTA, Lúcio Tadeu. A Guerra de Conquista nos Territórios dos Índios Kaingang do Tibagi. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 1, p. 187-207, jan.-jun. 1997.

MOTA, Lúcio Tadeu. Os índios Kaingang e seus territórios nos campos do Brasil meridional na metade do século passado. In: MOTA, L. T.; NOELLI, F. S.; TOMMASINO, K. (org.). Urí e Wãsi: Estudos Interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: Editora UEL, 2000. p. 81-190.

MURA, Fabio. A trajetória dos chiru na construção da tradição de conhecimento Kaiowa. Mana, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 123-150, 2010.

NIMUENDAJÚ, Curt U. Etnografia e indigenismo: sobre os Kaingang, os Ofaié-Xavante e os índios do Pará. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1993 [1913].

NOELLI, Francisco Silva. O mapa arqueológico dos povos jê no sul do Brasil. In: TOMMASINO, K.; MOTA, L. T.; NOELLI, F. S. (org.). Novas Contribuições aos Estudos Interdisciplinares dos Kaingang. Londrina: Ed. da UEL, 2004. p. 19-55.

PEREIRA, Levi M. Situação Territorial dos Kaiowá e Guarani Hoje. In: RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. (org.). Povos Indígenas no Brasil 2011-2016. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2017. p. 741-744.

PEREIRA, Levi M. O pentecostalismo Kaiowá: uma aproximação dos aspectos sociocosmológicos e históricos. Transformando os Deuses, [s.l.], v. 2, p. 267-302, 2004.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Festa e Guerra. 2015. 126p. Tese (Livre Docência) – Departamento de Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PIMENTEL, Spensy K. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. 2012. 364p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PINHEIRO, Maria Helena de Amorim. A emergência do ritual do kiki no contexto contemporâneo. 2013. 191p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

PISSOLATO, Elizabeth. Dimensões do bonito: cotidiano e arte vocal Mbya-Guarani. Espaço Ameríndio, [s.l.], v. 2, n. 2, p. 35, 2008.

RODGERS, Ana Paula Lima et al. A memória das canções como um território de resistência entre os povos indígenas da América do Sul. In: LUHNING, Ângela; TUGNY, Rosângela. (org.) Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2016. p. 139-183.

ROSA, Rogério Reus Gonçalves da. Os Kujà são Diferentes: um estudo etnológico do complexo xamânico dos Kaingang da Terra Indígena Votouro. 2005. 416p. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kĩsêdjê? Uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SERAGUZA, Lauriene. Mulheres em retomadas: sobre política e relações de gênero entre os Kaiowa e Guarani em Mato Grosso do Sul. Tessituras, Pelotas, v. 6, n. 2, p. 215-228, jul.-dez. 2018.

SZTUTMAN, Renato. O profeta e o principal. São Paulo: Edusp, 2012.

TEIXEIRA, Atanásio; JOÃO, Izaque. Cantos dos animais primordiais – Guyra guahu ha mymba ka’aguy ayvu. São Paulo: Hedra, 2021.

TOMMASINO, Kimiye. A História dos Kaingang da bacia do Tibagi: uma sociedade Jê Meridional em movimento. 1995. 351p. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

TOMMASINO, Kimiye; RESENDE, Jorgisnei Ferreira de. Kikikoi – ritual dos Kaingang na área indígena Xapecó: registro áudio-fotográfico do ritual dos mortos. Londrina: Midiograf, 2000.

VEIGA, Juracilda. Organização social e cosmovisão Kaingang: uma introdução ao parentesco, casamento e nominação em uma sociedade Jê Meridional. 1994. 220p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1994.

VEIGA, Juracilda. Cosmologia e práticas rituais Kaingang. 2000. 304p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.

VIETTA, Katya. Histórias sobre terras e xamãs kaiowa: territorialidade e organização social na perspectiva dos Kaiowa de Panambizinho (Dourados, MS) após 170 anos de exploração e povoamento não indígena da faixa de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. 2007. 512p. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Araweté–os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; ANPOCS, 1986.

WIESEMANN, Ursula Gojtéj. Os dialetos da língua Kaingang e o Xokleng. Arquivos de Anatomia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. III, ano III, 1978.

WIESEMANN, Ursula Gojtéj. Kaingang-Português: dicionário bilíngue. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2002.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

KLEIN, Tatiane Maíra; GIBRAM, Paola Andrade. Entre t?nh e mborahéi: cantos e movimentos kaingang e kaiowa. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 3, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e71249. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/71249. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos