Entre t?nh e mborahéi: cantos e movimentos kaingang e kaiowa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e71249

Palavras-chave:

Cantos, Aprendizagem, Xamanismo, Política, Kaingang, Kaiowa

Resumo

Este trabalho explora uma comparac?a?o etnogra?fica entre formas expressivas dos povos indi?genas Kaingang (PR) e Kaiowa (MS), baseada em duas pesquisas: uma focada no movimento Ne?n Ga, um coletivo intergeracional cujas ac?o?es sa?o centradas nas pra?ticas de cantos/danc?as/rituais [ty?nh] kaingang; e outra no papel das gravac?o?es nos processos de transmissa?o dos cantos-rezas-danc?as kaiowa – cujas artes por excele?ncia, como outros povos guarani (PISSOLATO, 2008), sa?o as artes vocais. Destacando as categorias nativas que emergem das festas e mobilizac?o?es de povos je? e tupi-guarani no Brasil Meridional, nos perguntamos: como formas distintas de praticar, conceber e classificar o que e? cantado e danc?ado pode produzir sentidos inovadores para noc?o?es como mu?sica, poli?tica, cultura e xamanismo? Atentas aos contextos em que tais cantos-danc?as se manifestam, abordamos seus aspectos poe?ticos e sonoros e os movimentos que marcam suas formas de transmissa?o e de circulac?a?o.

 

Biografia do Autor

Tatiane Maíra Klein, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP).

Paola Andrade Gibram, Universidade de São Paulo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2021) e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEsta-USP)

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

KLEIN, Tatiane Maíra; GIBRAM, Paola Andrade. Entre t?nh e mborahéi: cantos e movimentos kaingang e kaiowa. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 3, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e71249. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/71249. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos