Pessoas, Acontecimentos e Objetos de Arte em um Movimento Cultural em Caravelas, Bahia
Resumo
Este artigo se propõe a analisar um movimento cultural da Bahia a partir de sua relação com aquilo que faz parte do processo de heterogênese do grupo no passado e no presente. Para tanto, buscarei analisar duas dimensões deste processo: em primeiro lugar, sua relação ou encontro com elementos que, do seu ponto de vista, são entendidos como “vindo de fora”, de um mundo concebido como externo e histórico e, paralelamente, as mudanças engendradas no mundo entendido como “de dentro” , da ordem daquilo que é interno ou da interioridade. Meu intuito é entender os processos que estão e estiveram em jogo na produção de novas sensibilidades, continuamente engendradas neste encontro e fusão entre os mundos externo e interno. Pessoas, acontecimentos e objetos de arte são os meios nos quais se desenrola o encontro entre estes dois mundos e a porta de entrada para a presente análise, uma vez que neles se condensam as formas de subjetivação de que os participantes do movimento são a um só tempo agentes e pacientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.