Antropologia nos Cursos de Graduação na área da saúde: contribuições, relações e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e80698Resumo
Este artigo reflete sobre o papel da antropologia nos cursos de graduação na área da saúde, resgata
brevemente a inserção das temáticas da antropologia nesse campo, bem como analisa a importância e
a qualidade das relações estabelecidas no contexto do ensino, indicando pontos de diálogo e mútuas
contribuições entre a antropologia e a área da saúde. Procura-se, no decorrer do texto, identificar as
principais possibilidades de contribuições teóricas e práticas da antropologia para a formação acadêmica
(em nível de graduação) de estudantes da área da saúde. Para esta análise, utilizo tanto construções teóricas como relatos e narrativas de discentes sobre o ensino de antropologia a partir de suas experiências nessa disciplina, coletados a partir de textos escritos em atividades de ensino. Assim, aponto para a influência potencialmente positiva da presença curricular da antropologia nos cursos da área da saúde, reconhecendo a importância da compreensão e da apropriação de conceitos antropológicos pelos estudantes como uma maneira de contribuir em sua formação e em futura prática profissional.
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