Antropologia nos Cursos de Graduação na área da saúde: contribuições, relações e diálogos

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e80698

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel da antropologia nos cursos de graduação na área da saúde, resgata
brevemente a inserção das temáticas da antropologia nesse campo, bem como analisa a importância e
a qualidade das relações estabelecidas no contexto do ensino, indicando pontos de diálogo e mútuas
contribuições entre a antropologia e a área da saúde. Procura-se, no decorrer do texto, identificar as
principais possibilidades de contribuições teóricas e práticas da antropologia para a formação acadêmica
(em nível de graduação) de estudantes da área da saúde. Para esta análise, utilizo tanto construções teóricas como relatos e narrativas de discentes sobre o ensino de antropologia a partir de suas experiências nessa disciplina, coletados a partir de textos escritos em atividades de ensino. Assim, aponto para a influência potencialmente positiva da presença curricular da antropologia nos cursos da área da saúde, reconhecendo a importância da compreensão e da apropriação de conceitos antropológicos pelos estudantes como uma maneira de contribuir em sua formação e em futura prática profissional.

Biografia do Autor

Camila Sissa Antunes, UDESC

Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC em 2015; mestre em Antropologia Social também
pelo PPGAS/UFSC em 2009; bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina
em 2007. É pesquisadora vinculada à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME) e ao
Núcleo de Pesquisas Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI-UFSC) desde 2004. Atualmente
é professora colaboradora de Antropologia na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando na e
com as disciplinas de Antropologia da Saúde e Sociologia. Tem interesse na área da antropologia urbana
e antropologia da saúde, nas temáticas das corporalidades, saúde, práticas integrativas, dinâmicas
urbanas e práticas corporais em espaços públicos.

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

ANTUNES, Camila Sissa. Antropologia nos Cursos de Graduação na área da saúde: contribuições, relações e diálogos. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 33–51, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e80698. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/80698. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino da Antropologia em contextos interdisciplinares e interculturais