Mitologia se Ensina na Escola? Reflexões a partir do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e81138Resumo
Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena têm propiciado momentos instigantes de reflexão sobre
a pertinência das categorias analíticas utilizadas pela Antropologia para a compreensão das categorias
indígenas e para sua utilização nas escolas das aldeias (TASSINARI et al., 2019). O artigo parte da
experiência de lecionar a disciplina Mitologia Indígena, ao longo do ano de 2016, para os acadêmicos
guarani, kaingang e xokleng-laklãnõ do Curso de Licenciatura da UFSC. Os trabalhos desenvolvidos
na disciplina permitiram ampliar o campo semântico dos termos mito e mitologia para abarcar termos
como: narrativa, conselho, dança, fofoca, cantigas, receitas, restrições alimentares, marcas corporais,
oração, maldição, adivinhação, técnicas de caça. Ao descrever o processo de elaboração do programa da
disciplina e sua desconstrução ao longo dos dois semestres de curso, pretende-se contribuir para uma
reflexão sobre o diálogo intercultural na sala de aula e sua potência para a desconstrução de categorias
de análise antropológicas.
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