Mitologia se Ensina na Escola? Reflexões a partir do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e81138

Resumo

Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena têm propiciado momentos instigantes de reflexão sobre
a pertinência das categorias analíticas utilizadas pela Antropologia para a compreensão das categorias
indígenas e para sua utilização nas escolas das aldeias (TASSINARI et al., 2019). O artigo parte da
experiência de lecionar a disciplina Mitologia Indígena, ao longo do ano de 2016, para os acadêmicos
guarani, kaingang e xokleng-laklãnõ do Curso de Licenciatura da UFSC. Os trabalhos desenvolvidos
na disciplina permitiram ampliar o campo semântico dos termos mito e mitologia para abarcar termos
como: narrativa, conselho, dança, fofoca, cantigas, receitas, restrições alimentares, marcas corporais,
oração, maldição, adivinhação, técnicas de caça. Ao descrever o processo de elaboração do programa da
disciplina e sua desconstrução ao longo dos dois semestres de curso, pretende-se contribuir para uma
reflexão sobre o diálogo intercultural na sala de aula e sua potência para a desconstrução de categorias
de análise antropológicas.

Biografia do Autor

Antonella Tassinari, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

TASSINARI, Antonella. Mitologia se Ensina na Escola? Reflexões a partir do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 13–32, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e81138. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/81138. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensino da Antropologia em contextos interdisciplinares e interculturais