Etnografia e tempo nos estudos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e82327

Palavras-chave:

Etnografia , Tempo, Estudos educacionais, Escola

Resumo

O debate sobre etnografia em estudos educacionais no Brasil e? bifurcado. Ha? uma argumentac?a?o preponderante, principalmente no campo educacional, sobre a impossibilidade de realizac?a?o de estudos etnogra?ficos em educac?a?o. Haveria, nessa linha argumentativa, apenas estudos do “tipo etnogra?fico” ou de “inspirac?a?o etnogra?fica”. Em oposic?a?o, ha? estudos etnogra?ficos sobre escolas e sistemas educacionais, que argumentam em via diametralmente oposta, na?o apenas justificando a legitimidade dos estudos etnogra?ficos em educac?a?o, mas principalmente realizando-os. Nesse embate, um conceito ganha o cena?rio e induz um conjunto de discusso?es em ambas as vias da bifurcac?a?o. Trata-se do tempo. Apresentaremos as perspectivas de ambas as correntes anali?ticas sobre o tempo nos estudos etnogra?ficos, e argumentaremos que o tempo extrapola seus elementos cronolo?gicos quando pensado em uma etnografia, o que necessariamente torna a justificativa da falta de tempo para a realizac?a?o de etnografias em estudos educacionais um falso dilema.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Alves Couceiro, UFMA

Bacharel e Licenciado em História pela PUC-Rio, Mestre e Doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pelo PPGSA-UFRJ, Pós-Doutorados no PPGAS-Museu Nacional-UFRJ e no Fernand Braudel Center-SUNY as Binghamton University. Professor de Antropologia no Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em História-UFMA. Pesquisador em antropologia em educação e processos de escravização de africanos e africano-americanos, séculos XVIII e XIX.

Rodrigo Rosistolato, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Antropólogo especializado em temas educacionais. Doutor em Ciências Humanas (antropologia), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2022-05-26

Como Citar

COUCEIRO, Luiz Alberto Alves; ROSISTOLATO, Rodrigo. Etnografia e tempo nos estudos educacionais. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 51–73, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e82327. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/82327. Acesso em: 3 dez. 2024.

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Artigos