Deficiência, Tempo e Cuidado em narrativas sobre escolarização formal durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e98255Palavras-chave:
Covid-19, Deficiência, Educação, Temporalidades, CuidadoResumo
Este artigo analisa a relação entre tempo, espaço e cuidado durante a pandemia da Covid-19, sob o prisma dos processos de escolarização formal de crianças e jovens com deficiência matriculados em escolas da rede pública em Porto Alegre, RS, e região metropolitana. O texto enfatiza as (re)configurações de espaços, temporalidades e cuidados exigidas pela instauração de medidas de mitigação do contágio na educação básica por meio da experiência desses estudantes com a modalidade de “ensino remoto”. A análise parte de narrativas de experiência colhidas pelas entrevistas etnográficas realizadas com estudantes com deficiência e suas famílias, docentes e com demais profissionais ligados à Educação Inclusiva. Diante das inúmeras barreiras de acesso relatadas, conclui-se que o distanciamento de Pessoas com Deficiência em relação à escola, presente na trajetória das famílias entrevistadas antes mesmo da pandemia, intensificou-se durante o período, demandando o reconhecimento das temporalidades dissidentes, representadas pela experiência da deficiência, e o trabalho do cuidado.
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