A Dor como Objeto de Pesquisa Social

Autores

  • Mauro Guilherme Pinheiro Koury Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar elementos para discussão sobre a utilização da categoria analítica dor como objeto de investigação das ciências sociais. Apresenta o conceito de dor como uma categoria de entendimento capaz de apreender o conceito de humano e de sociedade, e discute as conseqüências metodológicas de uma pesquisa sobre dor nas inter-relações sempre tensas entre indivíduo social e sociedade.

Biografia do Autor

Mauro Guilherme Pinheiro Koury, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, SP (2010). É Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase nas linhas de pesquisas em Antropologia e Sociologia das Emoções, em Antropologia e Sociologia Urbana e em Antropologia e Sociologia da Imagem e do Visual. Seus trabalhos de pesquisa atuais ligam-se às temáticas: Fotografia e Sociedade, Medos Urbanos, Antropologia Urbana, Cidade e Cotidiano, Antropologia da Imagem e Antropologia das Emoções. É editor da Revista Brasileira de Sociologia da Emoção http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html .

Downloads

Publicado

1999-01-01

Como Citar

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. A Dor como Objeto de Pesquisa Social. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 1, p. 73–83, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14502. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos