Raymond Firth

Autores

  • Marcos Lanna Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Em 22 de fevereiro de 2002 morreu em Londres Sir Raymond William Firth, aos cem anos de idade, antropólogo cuja história de vida se confunde com a da própria institucionalização da antropologia. Neste caso, ontogênese reproduz filogênese.Há cinco anos fiz, a pedido da Edusp, uma apresentação para o público brasileiro do autor de Nós os Tiko pias. Evocava então um R. Firth ativo, que acabara de publicar, em 1996, Religion, A Humanist Interpretation

Biografia do Autor

Marcos Lanna, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1987), doutorado em Antropologia - University of Chicago (1991) e pós doutorado em Antropologia (Universidade de São Paulo, 2006). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado 2 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Antropologia, com trabalho etnográfico no Nordeste brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, C Lévi-Strauss, L.Dumont, antropologia das sociedades complexas, antropologia do Brasil e teoria da troca. É desde dezembro de 2008 Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

LANNA, Marcos. Raymond Firth. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 149–153, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15057. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Obituários