Ser otro Leiris y la posesión

Authors

  • Fernando Giobellina Brumana Universidade de Cadiz

Abstract

Michel Liris publicou em 1958 um pequeno livro - La possession et ses aspects the(acento agudo)atraux chez les e(acento agudo)thiopiens de Gondar - fruto de suas experiencias na ultima etapa de sua atravessia dAfriccomo integrante da missao francesa Dakar-Djbouti, liderada por Marcel Griaule, realizada entre 1931 a 1933. Viagem de descobrimento de si, do outro e da etnografia, Leiris entrou em contato, na com um grupo de culto zar (em italico), em Gondar, na Etiopia. O artigo trata das reflexoes de Michel Leris sobre a possessao religiosa na Africa partir deste livro que teve agregado na sua segunda edicao, de 1980, o artigo La croyance aux ge(acento agudo)nies zar en e(acento agudo)thiopie du Nord publicado em 1938 em uma revista de psicologia.

Author Biography

Fernando Giobellina Brumana, Universidade de Cadiz

Fernando Giobellina Brumana é antropólogo e professor titular na Faculdade de Filosofia e Letras, universidade de Cádiz, Espanha. Tem desenvolvido trabalho de campo no Brasil, sobre cultos de possessão como a Umbanda, o Candomblé e o Catimbó. Tem igualmente desenvolvido trabalho sobre aspectos teóricos dos sistemas classificatórios e sobre a história do pensamento social francês.

Published

2003-01-01

How to Cite

BRUMANA, Fernando Giobellina. Ser otro Leiris y la posesión. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 091–129, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15243. Acesso em: 30 jan. 2026.

Issue

Section

Articles