Chamada de artigos para o Dossiê “Novos Debates na formação em antropologia”

2023-03-06

A Iha - Revista de Antropologia, anuncia chamada de artigos para o dossiê “Novos Debates na formação em antropologia” organizado por Luiz Couceiro e Amurabi Oliveira. Os artigos devem ser submetidos até 20 de abril de 2023, diretamente no site da revista. Abaixo a descrição da proposta:

"O ensino de Antropologia tem incorporado cada vez mais novos debates, especialmente no que diz respeito aos diversos marcadores de diferença, tais como raça/cor, gênero, sexualidade, classe, religiosidade, “deficiência”/níveis de autonomia etc. Queremos dizer com isso que pensar o que a antropologia tem a oferecer em sua dimensão formativa atualmente nos remete a novos tópicos, assim como as produções elaboradas a partir de novos agentes que estão nesse campo, considerando a expansão da presença de antropólogos e antropólogas negros, indígenas, LGBTQIA+, e demais oriundos(as) de populações menos assistidas e historicamente vilipendiadas por ações do poder público, e também de grupos econômicos privados.

Neste dossiê pretendemos agregar diferentes contribuições de profissionais que têm desenvolvido reflexões acerca da formação em Antropologia. Abrimo-nos aos mais diferentes debates, envolvendo as distintas possibilidades formativas, voltando-se tanto para a formação de antropólogos(as), quanto de profissionais de outras áreas. Assim sendo, indicamos  alguns tópicos que podem vir a ser explorados neste dossiê: a) formação em antropologia para cientistas sociais e antropólogos(as) no ensino superior; b) produção de conhecimento no Sul Global e seu impacto na formação antropológica; c) formação em antropologia na educação básica e em outros espaços formativos; d) interdisciplinaridade e antropologia; e) trajetórias formativas de antropólogos(as); f) história do ensino da antropologia no Brasil e no exterior; g) atuação de antropólogos (as) em diferentes espaços formativos; h) produção antropológica de pesquisadores (as) negros, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência etc i) formação antropológica em diálogo com raça, classe, gênero, sexualidade e deficiência em perspectiva interseccional."