Denise Paulme-Schaeffner (1909-1998) ou a história de uma determinação

Autores/as

  • Françoise Héritier Collège de France

Resumen

O artigo trata da trajetória biográfica de Denise Paulme, aluna de Mauss no início dos anos 30 e responsável pela edição do livro clássico "Manual de Etnografia". Foi uma das primeiras antropólogas francesas a realizar trabalho de campo na África. Françoise Héritier, ela mesma uma antropóloga africanista consagrada, desenha o quadro do percurso acadêmico de Denise Paulme (início da Antropologia na França, a formação das instituições, de como as mulheres se situavam nessas) ao mesmo tempo em que ressalta os detalhes do percurso pessoal de uma das personalidades femininas mais fascinantes da Antropologia francesa.

Biografía del autor/a

Françoise Héritier, Collège de France

Françoise Héritier é uma antropóloga francesa. Nasceu o 15 de novembro de 1933. Sucedeu a Claude Lévi-Strauss no Collège de France, estabelecendo desde então sua própria cátedra. Sucessora do pai do estructuralismo antropológico francês, Héritier aprofundou na teoria da aliança e daí, nas razões da proibição do incesto. Ambos campos da análise antropológico estão baseados sobre a noção de, intercâmbio de mulheres. Françoise Héritier desenvolveu o conceito do idêntico, e de seu frustración repulsiva, retomando e corrigindo os enfoques de Lévi-Strauss e de Alfred Reginald Radcliffe-Brown, este último, antropólogo social inglês. Apoia-se em todos seus estudos em duas questões básicas: por um lado, a natureza, e pelo outro, o de médio ambiente. Seu sucessor na cátedra de antropologia no College de France é Philippe Descola, actual titular. Françoise Héritier em L'exercice da parente sustenta, como Lévi-Strauss, que existem regularidades nos sistemas complexos de aliança. Define as chamadas estruturas semicomplejas de parentesco como uma etapa de transição entre os sistemas elementares e os complexos. É membro do Patronato da Coordenação Francesa para o Decenio da Cultura da Paz e a Não-violência.em:Françoise Héritier.

Publicado

1999-01-01

Cómo citar

HÉRITIER, Françoise. Denise Paulme-Schaeffner (1909-1998) ou a história de uma determinação. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 1, p. 85–95, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14503. Acesso em: 7 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos