Negros jogam, brancos torcem: a ritualização das relações raciais na publicidade da Copa do Mundo
Resumo
Este trabalho consiste em uma análise das representações sociais da etnicidade nos anúncios publicitários brasileiros veiculados durante a Copa do Mundo de 1998. A partir do estudo extensivo de um corpus de 415 anúncios publicitários, constatei a existência de uma “retórica visual” da representação dos grupos negros e brancos no contexto dos anúncios publicitários, que confirma e naturaliza a hegemonia dos grupos brancos sobre a sociedade brasileira. Enquanto aos brancos é adequado o papel de “torcedor brasileiro”, em casa, no trabalho ou no campo de futebol, aos negros ficam reservados os “papéis” de meninos pobres, sem camisa e bons de bola, ou de “membros” de torcidas em lugares públicos – em geral sem camisa – e jamais dentro das casas do mundo dos anúncios. Um outro lugar “adequado” aos atores negros no contexto dos comerciais é ao lado de brancos e japoneses, compondo uma versão visual do “mito das três raças”, legitimando a ideologia da “democracia racial” nos anúncios publicitários.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.