Patrimônio: Reassentamento compulsório e turismo. Um estudo comparativo sobre Federación (Argentina) e Itá (Brasil)

Autores/as

  • Maria José Reis Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria Rosa Catullo Universidad Nacional de La Plata, Argentina
  • Alicia Norma Gonzalez Castells Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

O presente texto analisa comparativamente as experiências vivenciadas pelas populações urbanas de Federación (Província de Entre Rios, Argentina) e de Itá (Estado de Sta.Catarina, Brasil), que foram relocalizadas para a instalação, respectivamente, da represa binacional Argentina-uruguaia de Salto Grande e da represa brasileira de Itá. Seu foco central é o modo como diferentes atores sociais representam e lidam, nestas cidades relocadas, com parte de seu patrimônio tangível e intangível relativo aos antigos assentamentos e tradições urbanas, anteriores à inundação decorrente da instalação das referidas represas, sobretudo a partir de projetos de exploração turística em elaboração ou em execução em ambas as cidades”.

Biografía del autor/a

Maria José Reis, Universidade do Vale do Itajaí

Possui graduação em História Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1967), mestrado em Ciências Sociais (Arqueologia) pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor aposentado e voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina e professor titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Antropologia, em diferentes temáticas, com ênfase em Antropologia Rural e políticas públicas de patrimônio cultural, e do Ensino de História, no que diz respeito a aspectos socioculturais.

Alicia Norma Gonzalez Castells, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitectura y Urbanismo pela Universidad Nacional de La Plata (1975) , mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) , doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires (2009) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina e Membro de corpo editorial da Ilha. Revista de Antropologia (Florianópolis). Tem experiência na área de Antropologia , com ênfase em Antropologia Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Habitat, Assentamentos da Reforma Agrária, Performance.

Publicado

2003-01-01

Cómo citar

REIS, Maria José; CATULLO, Maria Rosa; CASTELLS, Alicia Norma Gonzalez. Patrimônio: Reassentamento compulsório e turismo. Um estudo comparativo sobre Federación (Argentina) e Itá (Brasil). Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 077–092, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/15359. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos