É hora de brincar! Mas em qual língua, se somos todos estrangeiros? Negociando lugares na pesquisa com crianças refugiadas na Inglaterra
Resumen
O presente artigo discute a complexidade das negociações dos lugares ocupados pela antropóloga e os participantes da pesquisa ao longo do trabalho de campo, bem como as relações subjetivas estabelecidas entre os diversos sujeitos em um contexto intercultural. Partindo de uma crítica do conceito de cultura como estático e essencialista, proponho que em um contexto intercultural as relações devam ser pensadas a partir de negociações, conflitos, rupturas e relações de poder. Proponho também ser a antropóloga parte intrínseca dessa dinâmica,devendo seu lugar ser pensado a partir do conceito de posicionalidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Ilha Revista de Antropologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.