Uma Acustemologia da Floresta Tropical

Autores/as

  • Steven Feld University of New Mexico

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2018v20n1p229

Resumen

Este texto tem como objetivo dar voz a uma realidade alternada, a um tipo de sensibilidade sonora que encontrei por meio de uma pesquisa antropológica sobre ecologia da linguagem, da música e acústica. Espero que, ao dar espaço às vozes marginalizadas de um lugar onde possam falar, gritar e cantar, a antropologia poderia por consequência contrariar a enraizada arrogância da autoridade colonial e imperial em alguma medida, assim como no caso da história escrita numa única língua, numa única voz, como única narrativa possível.

Biografía del autor/a

Steven Feld, University of New Mexico

Steven Feld é músico, produtor cinematográfico e Distinguished Professor Emeritus de Antropologia na Universidade do Novo México. Seus CDs documentais de arte sonora incluem Voices of the Rainforest, The Time of Bells 1-5, Suikinkutsu, e The Castaways Project. Entre seus filmes estão Hallelujah! e A Por Por Funeral for Ashirifie. É autor de livros como Jazz Cosmopolitanism in Accra (2012) e Sound and Sentiment (1982); coautor de Music Grooves (1994) e Bosavi-English-Tok Pisin Dictionary (1998); editor e tradutor de Ciné-Ethnography de Jean Rouch (2003); e coeditor de Senses of Place (1996). Escreve atualmente sobre esquizofonia, intervocalidade e acustemologia, e seu projeto cinematográfico mais recente discute performance e política nas marionetes musicais em Gana.

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

FELD, Steven. Uma Acustemologia da Floresta Tropical. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 229–254, 2018. DOI: 10.5007/2175-8034.2018v20n1p229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2018v20n1p229. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Tradução