Xamanismos guarani e tradução no Encontro de Saberes

Autores/as

  • Isabel Santana de Rose Universidade Federal de Alagoas
  • Geraldo Karaí Okenda

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2021.e71416

Resumen

Neste trabalho, propomos abordar o material de um dos módulos da disciplina “Artes e ofícios dos saberes tradicionais: curas e cuidados”, vinculada à Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Este módulo foi ministrado por Alcindo Wherá Tupã e Geraldo Karaí Okenda, lideranças espirituais guarani de Santa Catarina. Com base no material das aulas, chamamos atenção para a criatividade presente em suas falas ao levantar aspectos centrais da cosmologia e do sistema xamânico guarani, procurando traduzi-los para os alunos não-indígenas. Também propomos relacionar este material nossas pesquisas anteriores sobre a participação dos moradores da aldeia Yynn Morothi Wherá (Biguaçu, SC) em uma rede xamânica contemporânea denominada Aliança das Medicinas. Trata-se de um movimento protagonizado especialmente pelos integrantes de família uma extensa indígena e que se encontra ligado a um projeto amplo de fortalecimento do xamanismo e de manutenção do nhandereko ou “modo de ser” guarani.

Biografía del autor/a

Isabel Santana de Rose, Universidade Federal de Alagoas

Professora Visitante no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGAS/UFAL) e coordenadora do Coletivo de Estudos sobre Religião e Cura (CuraRe).

Geraldo Karaí Okenda

Professor e pesquisador indígena. Graduado na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica pela UFSC. Atuou como professor na Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Citas

ALBERT, Bruce. O ouro canibal e a queda do céu. Uma crítica xamânica da economia política da natureza (Yanomami). In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida (org.) Pacificando o branco: Cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Editora da UNESP, 2002. p. 239-275.

ASSIS, Valéria de; GARLET, Ivori J. Análise sobre as populações guarani contemporâneas: demografia, espacialidade e questões fundiárias. Revista de Índias, [s.l.], v. LXIV, n. 230, p. 35-54, 2004.

BARBOSA NETO, Edgar R.; ROSE, Isabel S.; GOLDMAN, Marcio (org.). Encontro de saberes: transversalidades e experiências (dossiê). Revista Mundaú, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 306, 2020.

BARTOLOMÉ, Miguel A. Oguerojera (desplegarse). La etnogénesis del pueblo mbya-guaraní. Ilha, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 105-140, 2008.

BRASIL, André G. et al. Proposta do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais, enviada à PROGRAD da UFMG. [S.l.: s.n.], 2014.

CANDAU, Vera Maria F. Educacion intercultural en America Latina: distintas concepciones y tensiones actuales. Estudos Pedagógicos, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 333-342, 2010.

CANDAU, Vera Maria F.; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, [s.l.], v. 10, n. 29,

p. 151-169, 2010.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Xamanismo e tradução. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela Cultura com aspas. São Paulo: CosacNaify, 2009. p. 101-114.

CARVALHO, José Jorge. Los estúdios culturales en America Latina: interculturalidade, acciones afirmativas y encuentro de saberes. Tabula Rasa, [s.l.], v. 12, p. 229-251, 2010.

CARVALHO, José Jorge. Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo: Attar Editorial, 2011.

CARVALHO, José Jorge; VIANNA, Letícia C. Rodrigues. O Encontro de Saberes nas universidades. Uma síntese dos dez primeiros anos. Revista Mundaú, [s.l.], v. 9, n. 1, p. 23-49, 2020.

CHAUMEIL, Jean-Pierre. Ver, saber, poder: El chamanismo de los Yagua de la Amazônia Peruana. Peru: IFEA, CAAP, CAEA/CONICET, 1998.

CHAUMEIL, Jean-Pierre. Varieties of Amazonian shamanism. Diógenes, [s.l.], v. 158, p. 101-113, 1992.

CICCARONE, Celeste. Drama e sensibilidade. Migração, xamanismo e mulheres mbya guarani. 2001. 415p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.

CICCARONE, Celeste. Drama e sensibilidade: migração, xamanismo e mulheres mbya. Revista de Índias, [s.l.], v. LXIV, n. 230, p. 81-96, 2004.

DARELLA, Maria Dorothea. Territorialidade e territorialização guarani no litoral de Santa Catarina. Tellus, [s.l.], v. 4, n. 6.1, p. 79-110, 2004.

GOW, Peter. River people: shamanism and history in Western Amazônia. In: THOMAS, Nicolas; HUMPHREY, Caroline (org.) Shamanism, history and the State. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1994. p. 90-114.

GUIMARÃES, César et al. Por uma universidade pluriepistêmica: a inclusão de disciplinas ministradas por mestres dos saberes tradicionais e populares na UFMG. Tessituras, [s.l.], v. 4, n. 2, p. 179-201, 2017.

KOPENAWA, Davi Y.; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LABATE, Beatriz C.; ARAÚJO, Wladimyr S. (org.) O uso ritual da ayahuasca. 2. ed. Campinas: Mercado de Letras; FAPESP, [2002] 2004.

LABATE, Beatriz C.; CAVNAR Clancy Cavnar (org.) Ayahuasca shamanism in the Amazon and beyond. New York: Oxford University Press, 2014.

LABATE, Beatriz C.; COUTINHO, Thiago. O meu avô deu ayahuasca a para o Mestre Irineu: reflexões sobre a entrada dos índios no circuito urbano de consumo de ayahuasca no Brasil. Revista de Antropologia, [s.l.], v. 57, n. 2, p. 216-250, 2014.

LADEIRA, Maria Inês. O caminhar sob a luz: Território mbya à beira do oceano. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

LANGDON, Esther Jean (org.). Xamanismo no Brasil: novas perspectivas. Florianópolis: Editora da UFSC, 1996.

LANGDON, Esther Jean. Redes xamânicas, curandeirismo e processos interétnicos: uma análise comparativa. Mediações, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 61-84, 2012.

LANGDON, Esther Jean. La negociación de lo oculto: chamanismo, medicina y familia

entre los Siona del bajo Putumayo. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2015.

LANGDON, E. Jean; ROSE, Isabel S. Contemporary Guarani shamanisms: “traditional medicine” and discourses of native identity in Brazil. Health, Culture and Society, [s.l.], v. 3, n. 1, p. 29-48, 2012.

LANGDON, E. Jean; ROSE, Isabel S. Medicine Alliance: contemporary shamanic networks in Brazil. In: LABATE, Beatriz Caiuby; CAVNAR, Clancy (org.). Ayahuasca shamanism in the Amazon and beyond. New York: Oxford University Press, 2014. p. 81-104.

LOSONCZY, Anne-Marie; MESTURINI, Silvia. La selva viajera. Rutas del chamanismo ayahuasquero entre Europa y América. Religião e Sociedade, [s.l.], v. 30, n. 2, p. 164-183, 2010.

MACEDO, Valéria. Nexos da diferença: cultura e afecção em uma aldeia guarani na Serra do Mar. 2010. 331p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MACEDO, Valéria. Tracking Guarani songs: between villages, cities and worlds. Vibrant, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 377-411, 2011.

MELLO, Flávia Cristina. Aetchá nhanderukuery karai retarã: entre deuses e animais. Xamanismo, parentesco e transformação entre os Chiripá e Mbyá Guarani. 2006. 300p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

MONTARDO, Deisy L. Oliveira. Através do mbaraka: música dança e xamanismo Guarani. São Paulo: EdUSP, 2009.

MONTARDO, Deisy L. Oliveira; RUFINO, Márcia Regina C. F. (org.). Saberes e ciência plural: diálogos e interculturalidade em antropologia. Florianópolis: Editora da UFSC; Instituto Brasil Plural, 2017.

OLIVEIRA, Diogo. Arandu nhembo’ea: cosmologia, agricultura e xamanismo entre os Guarani-Chiripá no litoral de Santa Catarina. 2011. 283p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

PIMENTEL, S. et al. Relatório circunstanciado de identificação e delimitação da Terra Indígena Tenondé Porã. Brasília, DF: CGID; FUNAI, 2010.

PISSOLATO, Elizabeth. A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya (Guarani). São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

ROSE, Isabel S. Tata endy rekoe – Fogo Sagrado: encontros entre os Guarani, a ayahuasca e o Caminho Vermelho. 2010. 435p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

ROSE, Isabel S. Notas sobre os usos contemporâneos do peiote e o Fogo Sagrado de Itzachilatlan. In: LABATE, Beatriz C.; GOULART, Sandra Lucia (org.). O uso de plantas psicoativas nas Américas. Rio de Janeiro: Gramma; NEIP, 2019. p. 347-364.

ROSE, Isabel S.; LANGDON, Esther J. Chamanismos guarani contemporâneos en Brasil: un estudio de transfiguración cultural. Revista Colombiana de Antropologia, [s.l.], v. 49, n. 1, p. 105-127, 2013.

SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: EdUSP, [1954] 1974.

STOLZE LIMA, Tânia. A planta redescoberta: um relato do encontro da ayahuasca com o povo Yudjá. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [s.l.], v. 69, p. 118-136, 2018.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectival anthropology and the method of controlled equivocation. Tipiti, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 3-22, 2004.

WALSH, Catherine. Estudos (inter)culturais na chave descolonial. Tabula Rasa, [s.l.], v. 12,

n. 1, p. 209-227, 2010.

WHERÁ TUPÃ, Alcindo Moreira; OKENDA, Geraldo Karaí. Aulas ministradas na disciplina “Artes e ofícios dos saberes tradicionais: curas e cuidados”: na Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. [S.l.: s.n.], 2015.

Publicado

2021-10-04

Cómo citar

ROSE, Isabel Santana de; OKENDA, Geraldo Karaí. Xamanismos guarani e tradução no Encontro de Saberes. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 3, 2021. DOI: 10.5007/2175-8034.2021.e71416. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/71416. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos