Etnografia é, etnografia não é
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2017v19n1p45Resumo
Usando uma noção de "digital" como uma de suas metáforas principais, uma versão do termo que se apoia na discussão de Kara Keeling sobre o "humanismo digital", este texto argumenta que há algo sobre as não-linearidades que definem a diferença da digitalidade que pode nos ajudar a pensar sobre recalibragens no próprio projeto etnográfico. De uma discussão da representação fílmica de Marlon Riggs de sua própria morte (como uma maneira de falar sobre o não-digital) a uma máquina que usa tecnologia digital para brincar com a temporalidade em transmissões televisivas, este artigo quer perguntar o que a mudança das relações sociais (e realidades existenciais) implicadas na ubiquidade das mídias digitais pode significar para a pesquisa e a escrita etnográficas de hoje. Com os African Hebrew Israelites of Jerusalem como sujeitos etnográficos centrais, argumento que levar a digitalidade a sério significa redefinir o que a etnografia é e e o que ela não é num momento pós-Writing Culture.Palavras-Chave: Digitalidade; Diáspora; Negritude; Etnografia; Antropologia da mídia
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Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.