Atividade de amilases e proteases em cotilédones embrionados e de-embrionados de <I>Phaseolus Vulgaris</I> L. cv Carioca

Autores

  • Maria Terezinha Silveira Paulilo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Tratamento de 6-BA a 10-4M promoveu tanto a atividade amilolitica como proteolitica durante a incubagdo de cotiledones de-embrionados de Phaseolus vulgaris, sendo o efeito promotor major para amilases, superando, neste caso, mesmo o efeito promotor dado pela presenga do embrido. Frações acidas de extratos de sementes de feijão com 7 dias de idade e ABA a 10-4M inibiram a atividade amilolitica promovida pelo 6-BA em cotiledones de-embrionados. GA3 e AIA a 10-4M foram inefetivos na promogdo ou inibigdo da atividade amilolitica. Tratamentos de 6-BA e GA3 a 10-4M separadamente, ou tratamento de 6-BA e GA3 conjuntamente, apesar de aumentarem a atividade proteolitica em cotiledones de-embrionados incubados, nao a elevaram aos mesmos niveis observados na presenga do embrido. Estes dados sugerem diferentes mecanismos no controle da atividade de amilases e proteases durante a germinagao de sementes de feijdo, sendo as proteases menos sensiveis a agdo de citocininas que amilases, onde o forte efeito promotor seria contrabalangado por ABA.

Biografia do Autor

Maria Terezinha Silveira Paulilo, Universidade Federal de Santa Catarina

Pela Universidade Estadual de Campinas fez em 1976 graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado (1980). Professora Assistente do Departamento de Biologia, Horto Botânico da UFSC. Lattes.

Downloads

Publicado

1982-01-01

Edição

Seção

Artigos